O ensino de Biologia, por apresentar aspectos desafiadores no que concerne à transposição de conteúdos, carece de recursos, estratégias e ferramentas que possibilitem a assimilação das informações abordadas pelos/as professores/as em sala de aula. A natureza específica dos assuntos e a linguagem técnica empregada na disciplina, especialmente no que se refere aos conteúdos de Citologia, tornam os processos de ensino e aprendizagem fatigantes, sobretudo diante das dificuldades enfrentadas pelos/as estudantes, influenciadas por esses e outros fatores. Assim, a produção de modelos celulares tridimensionais pode surgir como uma alternativa viável, principalmente quando se considera o uso dessas representações em sala de aula. Nesse contexto, o objetivo do trabalho é elucidar o processo de fabricação de materiais didáticos de Biologia por meio da impressão 3D, além de explorar as potenciais aplicações desses recursos na mediação e facilitação do ensino dos conteúdos de Citologia. Este estudo consiste em um relato das experiências vivenciadas, em 2023.1, na disciplina "Produção e Uso de Materiais Didáticos" do programa de Doutorado em Ensino da Universidade Federal do Ceará (UFC), ocasião em que os/as doutorandos/as tiveram a oportunidade de operar as impressoras para fabricar materiais que poderiam ser empregados na busca pela melhoria da práxis pedagógica. Dessa forma, destacam-se como resultados positivos o engajamento, a participação, o entusiasmo e a motivação dos/as participantes para a produção de modelos celulares variados. Considera-se que as aulas de Biologia serão enriquecidas com um novo significado e os/as alunos/as que tiverem acesso a essas ferramentas poderão assimilar as informações de maneira mais eficaz, conectando, de forma mais fluida, dinâmica e coesa, os conceitos teóricos com experiências práticas, por meio do uso de modelos celulares tridimensionais tangíveis e passíveis de montagem.