FABRICAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DE CÉLULAS EM 3D NO ENSINO DE BIOLOGIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112216 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4762 "inscrito_id" => 8088 "titulo" => "FABRICAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DE CÉLULAS EM 3D NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O ensino de Biologia, por apresentar aspectos desafiadores no que concerne à transposição de conteúdos, carece de recursos, estratégias e ferramentas que possibilitem a assimilação das informações abordadas pelos/as professores/as em sala de aula. A natureza específica dos assuntos e a linguagem técnica empregada na disciplina, especialmente no que se refere aos conteúdos de Citologia, tornam os processos de ensino e aprendizagem fatigantes, sobretudo diante das dificuldades enfrentadas pelos/as estudantes, influenciadas por esses e outros fatores. Assim, a produção de modelos celulares tridimensionais pode surgir como uma alternativa viável, principalmente quando se considera o uso dessas representações em sala de aula. Nesse contexto, o objetivo do trabalho é elucidar o processo de fabricação de materiais didáticos de Biologia por meio da impressão 3D, além de explorar as potenciais aplicações desses recursos na mediação e facilitação do ensino dos conteúdos de Citologia. Este estudo consiste em um relato das experiências vivenciadas, em 2023.1, na disciplina "Produção e Uso de Materiais Didáticos" do programa de Doutorado em Ensino da Universidade Federal do Ceará (UFC), ocasião em que os/as doutorandos/as tiveram a oportunidade de operar as impressoras para fabricar materiais que poderiam ser empregados na busca pela melhoria da práxis pedagógica. Dessa forma, destacam-se como resultados positivos o engajamento, a participação, o entusiasmo e a motivação dos/as participantes para a produção de modelos celulares variados. Considera-se que as aulas de Biologia serão enriquecidas com um novo significado e os/as alunos/as que tiverem acesso a essas ferramentas poderão assimilar as informações de maneira mais eficaz, conectando, de forma mais fluida, dinâmica e coesa, os conceitos teóricos com experiências práticas, por meio do uso de modelos celulares tridimensionais tangíveis e passíveis de montagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8088_TB4762_28102024235939.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBÉRIO RODRIGUES FEITOSA" "autor_nome_curto" => "ROBÉRIO FEITOSA" "autor_email" => "roberio.feit@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112216 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4762 "inscrito_id" => 8088 "titulo" => "FABRICAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DE CÉLULAS EM 3D NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O ensino de Biologia, por apresentar aspectos desafiadores no que concerne à transposição de conteúdos, carece de recursos, estratégias e ferramentas que possibilitem a assimilação das informações abordadas pelos/as professores/as em sala de aula. A natureza específica dos assuntos e a linguagem técnica empregada na disciplina, especialmente no que se refere aos conteúdos de Citologia, tornam os processos de ensino e aprendizagem fatigantes, sobretudo diante das dificuldades enfrentadas pelos/as estudantes, influenciadas por esses e outros fatores. Assim, a produção de modelos celulares tridimensionais pode surgir como uma alternativa viável, principalmente quando se considera o uso dessas representações em sala de aula. Nesse contexto, o objetivo do trabalho é elucidar o processo de fabricação de materiais didáticos de Biologia por meio da impressão 3D, além de explorar as potenciais aplicações desses recursos na mediação e facilitação do ensino dos conteúdos de Citologia. Este estudo consiste em um relato das experiências vivenciadas, em 2023.1, na disciplina "Produção e Uso de Materiais Didáticos" do programa de Doutorado em Ensino da Universidade Federal do Ceará (UFC), ocasião em que os/as doutorandos/as tiveram a oportunidade de operar as impressoras para fabricar materiais que poderiam ser empregados na busca pela melhoria da práxis pedagógica. Dessa forma, destacam-se como resultados positivos o engajamento, a participação, o entusiasmo e a motivação dos/as participantes para a produção de modelos celulares variados. Considera-se que as aulas de Biologia serão enriquecidas com um novo significado e os/as alunos/as que tiverem acesso a essas ferramentas poderão assimilar as informações de maneira mais eficaz, conectando, de forma mais fluida, dinâmica e coesa, os conceitos teóricos com experiências práticas, por meio do uso de modelos celulares tridimensionais tangíveis e passíveis de montagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8088_TB4762_28102024235939.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBÉRIO RODRIGUES FEITOSA" "autor_nome_curto" => "ROBÉRIO FEITOSA" "autor_email" => "roberio.feit@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }