A escola é o primeiro contato da criança com a sociedade e é nesse ambiente que são postos os primeiros desafios na vida social, como costumes e grupos diferentes dos que estão habituados em casa ou no meio familiar. Por meio de valores e princípios correlacionados aos conteúdos ministrados em sala de aula, a escola contribui para a formação de cidadãos com direitos e deveres perante a sociedade. Paralelamente a família vai desenvolvendo seu papel tão importante nesse processo reforçando que a educação não se limita apenas à escola. Assim, o presente estudo tem por objetivo geral analisar a participação do núcleo familiar na educação escolar, mais especificamente, entender o papel dos agentes educadores – escola/família e verificar as consequências geradas pela não participação familiar nesse processo. Para seu o desenvolvimento, bem como, alcance dos objetivos propostos a abordagem metodológica adotada foi inicialmente a pesquisa bibliográfica para levantamento de argumentos sobre o assunto, complementada da pesquisa de campo em uma escola pública de Balsas-MA. A obtenção dos dados deu-se por meio da aplicação de questionários tanto para os alunos quanto para seus pais ou responsáveis. Verificou-se que a participação familiar enfrenta muitos desafios, como a indisponibilidade dos pais ou responsáveis por conta do trabalho e por fim, conclui-se que o acompanhamento escolar ainda é uma necessidade importante para a educação dos alunos em todas as fases escolares.