O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA ESCOLA MÁRIO DA SILVA BEM, NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE - CE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DOS ESTUDANTES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112736 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5496 "inscrito_id" => 15489 "titulo" => "O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA ESCOLA MÁRIO DA SILVA BEM, NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE - CE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DOS ESTUDANTES" "resumo" => "O presente artigo, cujo título “O papel do orientador educacional na escola Mário da Silva Bem, no município de Juazeiro do Norte - Ce e suas contribuições para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes” é o resultado de um estudo e aprendizagem realizado a partir da disciplina de Trabalho e Conclusão de Curso da Especialização em Psicologia Aplicada a Educação da Universidade Regional do Cariri – URCA, cujo objetivo é compreender o trabalho desse profissional diante das dificuldades socioemocional identificadas no cotidiano do espaço escolar. O Objeto central do trabalho é o papel do orientador educacional que contribui para o desenvolvimento e aprendizagens dos alunos a partir de uma vertente emancipadora. De acordo, com o documento norteador das atribuições dos cargos da Secretaria Municipal de Educação, esse profissional estar lotado em uma escola e dar suporte pedagógico ao núcleo gestor. Nele é exemplificado as atribuições que são: orientar junto ao núcleo gestor, os alunos, buscando um desenvolvimento pessoal, dando suporte a sua formação como cidadão; ajudar nas resoluções de conflitos entre alunos/professores/família, visando um ambiente de paz, e contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. O orientador, segundo esse documento, deve atuar como uma ponte entre instituição e comunidade, abrindo o diálogo entre ambas para entender as expectativas e realidade do planejamento escolar e seus resultados. Para realização do artigo utilizamos como técnica metodológica a pesquisa bibliográfica, tomando como autores centrais Grispun (2011), Balestro (2005). Em contribuição com a análise do tema e a compreensão da realidade do objeto de pesquisa, realizamos análise documental e estudo de caso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15489_TB5496_27102024171037.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVECRIS KEYLLA PAJEU SARAIVA" "autor_nome_curto" => "EVECRIS" "autor_email" => "evecrispajeu@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112736 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5496 "inscrito_id" => 15489 "titulo" => "O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA ESCOLA MÁRIO DA SILVA BEM, NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE - CE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DOS ESTUDANTES" "resumo" => "O presente artigo, cujo título “O papel do orientador educacional na escola Mário da Silva Bem, no município de Juazeiro do Norte - Ce e suas contribuições para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes” é o resultado de um estudo e aprendizagem realizado a partir da disciplina de Trabalho e Conclusão de Curso da Especialização em Psicologia Aplicada a Educação da Universidade Regional do Cariri – URCA, cujo objetivo é compreender o trabalho desse profissional diante das dificuldades socioemocional identificadas no cotidiano do espaço escolar. O Objeto central do trabalho é o papel do orientador educacional que contribui para o desenvolvimento e aprendizagens dos alunos a partir de uma vertente emancipadora. De acordo, com o documento norteador das atribuições dos cargos da Secretaria Municipal de Educação, esse profissional estar lotado em uma escola e dar suporte pedagógico ao núcleo gestor. Nele é exemplificado as atribuições que são: orientar junto ao núcleo gestor, os alunos, buscando um desenvolvimento pessoal, dando suporte a sua formação como cidadão; ajudar nas resoluções de conflitos entre alunos/professores/família, visando um ambiente de paz, e contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. O orientador, segundo esse documento, deve atuar como uma ponte entre instituição e comunidade, abrindo o diálogo entre ambas para entender as expectativas e realidade do planejamento escolar e seus resultados. Para realização do artigo utilizamos como técnica metodológica a pesquisa bibliográfica, tomando como autores centrais Grispun (2011), Balestro (2005). Em contribuição com a análise do tema e a compreensão da realidade do objeto de pesquisa, realizamos análise documental e estudo de caso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15489_TB5496_27102024171037.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVECRIS KEYLLA PAJEU SARAIVA" "autor_nome_curto" => "EVECRIS" "autor_email" => "evecrispajeu@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }