A ciência autobiográfica é entendida como uma sistemática de interpretação que faz significar acontecimentos da vida, assim, representativo dos sentidos de cada experiência vivida. O presente trabalho visa apresentar a contemplação da pedagogia autobiográfica como método imprescindível para a emancipação e formação docente. Isso porque o método, direciona a centralidade de estudos para os professores no eixo de debates para captar e perceber problemáticas educacionais que surgem no campo das investigações em face da resolução de implicações que envolvem o meio educacional escolar. Metodologicamente, está configurada na abordagem autobiográfica, voltada à estudos bibliográficos acerca de discussões que recorrem sobre a reflexão da dimensão do saber autobiográfico como práxis humana educadora, assim também, ampliando o saber do método como referencial necessário para a formação docente, como se intensificando para um saber decolonial. Esta discussão retrata a autobiografia como estudo necessário para a pedagogia, a colocando como essencial no campo de investigações educacionais. O estudo objetiva mostrar a importância do método autobiográfico para formação docente como campo da investigação para compreensão da realidade de processos educativos, a fim de contribuir para as suas melhorias. Neste estudo foi possível entender que a autobiografia constitui um olhar para si e para o outro, resgatando memórias representativas de significados que podem ser ressignificados no processo de formação dos educadores para compreender a realidade e os processos educacionais dos alunos. Com este estudo foi possível perceber a grande importância da pedagogia autobiográfica para a formação docente, isso porque, a mesma se configura através do reconhecimento de uma educação de práxis humana, revelando que nenhuma construção identitária se faz no isolamento, assim também, a mesma atua sob caráter autoformativo, para reconhecer e compreender processos educativos, e posteriormente, decolonial, reposicionando os indivíduos para o reconhecimento das subjetividades e perspectivas coletivas.