A CONSTRUÇÃO DA MAQUETE DO CENTRO DE NOVA IGUAÇU E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE GEOGRAFIA DA BAIXADA FLUMINENSE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112670 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5394 "inscrito_id" => 4924 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DA MAQUETE DO CENTRO DE NOVA IGUAÇU E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE GEOGRAFIA DA BAIXADA FLUMINENSE" "resumo" => "O projeto de pesquisa vincula-se ao Laboratório Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IM/UFRRJ), ao Grupo de Estudos em Ensino de Geografia (GEPEG), e também ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO/UFRRJ) especificamente a linha 2 denominada de Território, Ambiente e Ensino de Geografia. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a o uso maquete do centro de Nova Iguaçu como aprendizagem significativa no ensino de geografia na escola básica. A metodologia utilizada é qualitativa e está embasada no referencial teórico da área de Educação e do Ensino de Geografia, especialmente em trabalhos focados na construção de maquetes no ensino geografia e a aprendizagem significativa. Dentre os referencias destacam-se: Paganelli (1982), Santos (2003, 2010), Almeida & Zacharias (2004), Simielli (2007, 1992), e Almeida (2007, 1994). A metodologia procura colaborar para uma análise centrada nas diferentes práticas pedagógicas abordadas por meio do referencial teórico e construção de materiais didáticos, como a maquete, evidenciando a relação teoria-prática com suas práticas disciplinares e interdisciplinares no cotidiano escolar. A construção e o uso de recursos didáticos ampliam a possibilidade de um trabalho interdisciplinar no ensino regular e continua sendo uma prática desafiadora. Propostas para sua efetivação vêm encontrando resistências nas salas de aula sejam elas conscientes ou não, com reflexos diretos no trabalho dos professores e na rotina dos estudantes, assim como no processo de ensino-aprendizagem. A maquete do centro de Nova Iguaçu é um material didático que possibilita a compreensão dos processos sociais e econômicos no Ensino de Geografia. Esse procedimento resulta na compreensão da produção e organização do espaço a partir da análise dos elementos culturais que o compõem visíveis na maquete." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4924_TB5394_18062024020259.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÉZIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Clézio Santos" "autor_email" => "cleziogeo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112670 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5394 "inscrito_id" => 4924 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DA MAQUETE DO CENTRO DE NOVA IGUAÇU E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE GEOGRAFIA DA BAIXADA FLUMINENSE" "resumo" => "O projeto de pesquisa vincula-se ao Laboratório Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IM/UFRRJ), ao Grupo de Estudos em Ensino de Geografia (GEPEG), e também ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO/UFRRJ) especificamente a linha 2 denominada de Território, Ambiente e Ensino de Geografia. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a o uso maquete do centro de Nova Iguaçu como aprendizagem significativa no ensino de geografia na escola básica. A metodologia utilizada é qualitativa e está embasada no referencial teórico da área de Educação e do Ensino de Geografia, especialmente em trabalhos focados na construção de maquetes no ensino geografia e a aprendizagem significativa. Dentre os referencias destacam-se: Paganelli (1982), Santos (2003, 2010), Almeida & Zacharias (2004), Simielli (2007, 1992), e Almeida (2007, 1994). A metodologia procura colaborar para uma análise centrada nas diferentes práticas pedagógicas abordadas por meio do referencial teórico e construção de materiais didáticos, como a maquete, evidenciando a relação teoria-prática com suas práticas disciplinares e interdisciplinares no cotidiano escolar. A construção e o uso de recursos didáticos ampliam a possibilidade de um trabalho interdisciplinar no ensino regular e continua sendo uma prática desafiadora. Propostas para sua efetivação vêm encontrando resistências nas salas de aula sejam elas conscientes ou não, com reflexos diretos no trabalho dos professores e na rotina dos estudantes, assim como no processo de ensino-aprendizagem. A maquete do centro de Nova Iguaçu é um material didático que possibilita a compreensão dos processos sociais e econômicos no Ensino de Geografia. Esse procedimento resulta na compreensão da produção e organização do espaço a partir da análise dos elementos culturais que o compõem visíveis na maquete." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4924_TB5394_18062024020259.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÉZIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Clézio Santos" "autor_email" => "cleziogeo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }