O projeto de pesquisa vincula-se ao Laboratório Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IM/UFRRJ), ao Grupo de Estudos em Ensino de Geografia (GEPEG), e também ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO/UFRRJ) especificamente a linha 2 denominada de Território, Ambiente e Ensino de Geografia. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a o uso maquete do centro de Nova Iguaçu como aprendizagem significativa no ensino de geografia na escola básica. A metodologia utilizada é qualitativa e está embasada no referencial teórico da área de Educação e do Ensino de Geografia, especialmente em trabalhos focados na construção de maquetes no ensino geografia e a aprendizagem significativa. Dentre os referencias destacam-se: Paganelli (1982), Santos (2003, 2010), Almeida & Zacharias (2004), Simielli (2007, 1992), e Almeida (2007, 1994). A metodologia procura colaborar para uma análise centrada nas diferentes práticas pedagógicas abordadas por meio do referencial teórico e construção de materiais didáticos, como a maquete, evidenciando a relação teoria-prática com suas práticas disciplinares e interdisciplinares no cotidiano escolar. A construção e o uso de recursos didáticos ampliam a possibilidade de um trabalho interdisciplinar no ensino regular e continua sendo uma prática desafiadora. Propostas para sua efetivação vêm encontrando resistências nas salas de aula sejam elas conscientes ou não, com reflexos diretos no trabalho dos professores e na rotina dos estudantes, assim como no processo de ensino-aprendizagem. A maquete do centro de Nova Iguaçu é um material didático que possibilita a compreensão dos processos sociais e econômicos no Ensino de Geografia. Esse procedimento resulta na compreensão da produção e organização do espaço a partir da análise dos elementos culturais que o compõem visíveis na maquete.