A UTILIZAÇÃO DE CÉLULAS CONFECCIONADAS COM MASSA DE BISCUIT NO ENSINO DA BIOLOGIA CELULAR NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111398 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3554 "inscrito_id" => 10278 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE CÉLULAS CONFECCIONADAS COM MASSA DE BISCUIT NO ENSINO DA BIOLOGIA CELULAR NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A biologia celular é a área que estuda a estrutura e as respectivas funções das células. Dito isto, as células são unidades básicas estruturais e funcionais dos seres vivos, em que, possuem organelas, estruturas internas que desempenham funções específicas. O ensino-aprendizado do conteúdo de biologia celular enfrenta problemáticas quanto à sua aplicação, entre as principais dificuldades está a não compreensão das dimensões das estruturas biológicas, o que contribui para a dificuldade integração de conceitos científicos. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a utilização da célula animal confeccionado com massa de biscuit no ensino aprendizagem do conteúdo. Este trabalho foi aplicado na escola Governador Archer em Imperatriz-Ma, na turma do primeiro ano do ensino médio, contendo 31 alunos. Os procedimentos seguidos foram aplicar questionário prévio sobre a célula animal, em seguida a turma foi dividida em cinco grupos de seis pessoas em que cada grupo ficou com um modelo didático da célula animal feita de biscuit, com o objetivo de identificar as organelas presentes na célula de biscuit e pesquisar sobre as suas respectivas funções, após este momento cada grupo falou de suas observações, em seguida foi aplicado o questionário final. O resultado dos questionários prévios foram, 20% dos alunos demonstrou ter conhecimento sobre algumas organelas presentes nas células e as suas respectivas funções. No questionário final, 98% dos alunos concordam que a utilização das células confeccionadas como massa de biscuit ajuda na melhor compreensão da organização celular, após a pesquisa em grupo, 79% dos estudantes conseguiu associar as estruturas das organelas presentes na célula com as suas respectivas funções. Desta forma, confecção de células a partir da utilização de materiais de biscuit, apresenta vantagens quanto ao baixo custo, e demonstra ser um objeto facilitador no ensino aprendizagem do conteúdo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10278_TB3554_27102024150145.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA NASCIMENTO MOURA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "gabrielamoura.20200008964@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111398 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3554 "inscrito_id" => 10278 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE CÉLULAS CONFECCIONADAS COM MASSA DE BISCUIT NO ENSINO DA BIOLOGIA CELULAR NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A biologia celular é a área que estuda a estrutura e as respectivas funções das células. Dito isto, as células são unidades básicas estruturais e funcionais dos seres vivos, em que, possuem organelas, estruturas internas que desempenham funções específicas. O ensino-aprendizado do conteúdo de biologia celular enfrenta problemáticas quanto à sua aplicação, entre as principais dificuldades está a não compreensão das dimensões das estruturas biológicas, o que contribui para a dificuldade integração de conceitos científicos. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a utilização da célula animal confeccionado com massa de biscuit no ensino aprendizagem do conteúdo. Este trabalho foi aplicado na escola Governador Archer em Imperatriz-Ma, na turma do primeiro ano do ensino médio, contendo 31 alunos. Os procedimentos seguidos foram aplicar questionário prévio sobre a célula animal, em seguida a turma foi dividida em cinco grupos de seis pessoas em que cada grupo ficou com um modelo didático da célula animal feita de biscuit, com o objetivo de identificar as organelas presentes na célula de biscuit e pesquisar sobre as suas respectivas funções, após este momento cada grupo falou de suas observações, em seguida foi aplicado o questionário final. O resultado dos questionários prévios foram, 20% dos alunos demonstrou ter conhecimento sobre algumas organelas presentes nas células e as suas respectivas funções. No questionário final, 98% dos alunos concordam que a utilização das células confeccionadas como massa de biscuit ajuda na melhor compreensão da organização celular, após a pesquisa em grupo, 79% dos estudantes conseguiu associar as estruturas das organelas presentes na célula com as suas respectivas funções. Desta forma, confecção de células a partir da utilização de materiais de biscuit, apresenta vantagens quanto ao baixo custo, e demonstra ser um objeto facilitador no ensino aprendizagem do conteúdo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10278_TB3554_27102024150145.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA NASCIMENTO MOURA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "gabrielamoura.20200008964@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }