LITERATURA AFRO-INFANTIL E A VALORIZAÇÃO DO PROTAGONISMO NEGRO NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Em 2003 foi promulgada a lei 10.639 que altera a lei de diretrizes e bases da educação nacional e inclui no currículo escolar a obrigatoriedade do estudo da história e da cultura Afro-Brasileira e Africana. No entanto, observa-se, mesmo após duas décadas da sua implementação, que embora tenham avanços, a aplicação efetiva da lei ainda enfrenta desafios. Um desafio que se apresenta é a visão pontual que muitos educadores e escolas possuem sobre a abordagem da temática em períodos comemorativos. Diante do exposto, apresenta-se um relato de uma experiência escolar interdisciplinar cujo objetivo foi promover a valorização e reconhecimento do protagonismo negro, dentro dos livros literários utilizados na rotina das aulas, bem como abordar sobre autores Negros e a representatividade negra nos livros de literatura infantil. O projeto de ensino foi desenvolvido no Colégio de Aplicação na Universidade Federal de Roraima CAp/UFRR, no município de Boa Vista no estado de Roraima. 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