O presente trabalho visa apresentar os resultados do projeto ‘Memórias de Si’, conduzido com alunos do curso de Pedagogia em uma Instituição de Ensino Superior Privada localizada em Fortaleza, Ceará. O projeto foi desenvolvido durante o semestre de 2023.2, com foco nas disciplinas de Didática e Tópicos Integradores. Seu objetivo principal foi estimular os alunos a resgatarem suas memórias escolares, visando uma reflexão profunda sobre as práticas pedagógicas e os elementos da didática presentes em suas experiências de aprendizado. Durante o desenvolvimento do projeto, foram realizadas aulas expositivas e dialogadas, promovendo processos reflexivos e rodas de conversas para o compartilhamento das memórias dos alunos. A abordagem teórico-metodológica adotada foi qualitativa, fundamentada em pesquisa bibliográfica, estudo de campo com observação participante e aplicação de questionários. Além disso, os alunos foram incentivados a produzir textos refletindo sobre suas memórias escolares e sobre o tipo de professor que desejam ser. Como fundamentos teóricos recorreu-se a autores clássicos da educação brasileira, tais como Paulo Freire, Demerval Saviani, Selma Garrido Pimenta, Antônio Carlos Libâneo, Cipriano Luckesi e outros. Os resultados obtidos revelaram que a postura verticalizada da proposta metodológica adotada na disciplina favoreceu o engajamento dos alunos nas atividades. O projeto 'Memórias de Si' proporcionou aos estudantes uma oportunidade única de refletir sobre seu percurso como alunos, identificando aspectos positivos e negativos de sua trajetória educacional. Essa reflexão contribuiu significativamente para a formação da identidade profissional desses futuros pedagogos, ajudando-os a compreender melhor suas próprias práticas pedagógicas e a se tornarem profissionais mais reflexivos e comprometidos com a educação.