Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: PROPOSIÇÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111044
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3059
    "inscrito_id" => 3322
    "titulo" => "AS OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: PROPOSIÇÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "Entendendo a importância de refletir sobre os caminhos escolhidos na condução dos estágios supervisionados em Geografia, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar o papel das oficinas pedagógicas na formação da professora e do professor de Geografia na cidade de Assú-RN. Essa proposta surge a partir de debates construídos durante as aulas de estágio supervisionado acerca das estratégias didático pedagógicas propostas pelos estudantes estagiários nas escolas parceiras de estágio do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, campus de Assú. As oficinas pedagógicas geralmente ocorrem nos estágios de observação dos níveis fundamental anos finais e ensino médio. Debater sobre os processos que dão sentido as oficinas geográficas na compreensão de conteúdos em Geografia é um caminho importante percorrido por professores e alunos que compõem o estágio supervisionado em Geografia. Os procedimentos metodológicos se darão em parceria com os estudantes matriculados no componente de Orientação e Estágio Supervisionado I. Os estudantes serão estimulados a planejar e organizar um roteiro de atuação para realização das oficinas na escola. Essa atividade envolverá também o planejamento com o (a) professor(a) supervisor(a) da escola campo, afim de direcionar a execução das oficinas para conteúdos escolares trabalhados durante a realização do estágio de observação. Por fim, os estudantes deverão executar essas oficinas na escola e apresentar um produto final a partir do que foi desenvolvido, trazendo esses resultados para a universidade e partilhando os saberes construídos com os demais colegas. Além das contribuições ao processo formativo materializado nas oficinas pedagógicas pelos estudantes estagiários, a atividade também é uma forma de contribuir e trazer mais um retorno da universidade para a escola, auxiliando na aprendizagem dos alunos na escola e também na formação continuada dos professores envolvidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3322_TB3059_26102024212512.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDA AURILIA FERREIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "Aurilia"
    "autor_email" => "raimundaaurilia@uern.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111044
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3059
    "inscrito_id" => 3322
    "titulo" => "AS OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: PROPOSIÇÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "Entendendo a importância de refletir sobre os caminhos escolhidos na condução dos estágios supervisionados em Geografia, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar o papel das oficinas pedagógicas na formação da professora e do professor de Geografia na cidade de Assú-RN. Essa proposta surge a partir de debates construídos durante as aulas de estágio supervisionado acerca das estratégias didático pedagógicas propostas pelos estudantes estagiários nas escolas parceiras de estágio do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, campus de Assú. As oficinas pedagógicas geralmente ocorrem nos estágios de observação dos níveis fundamental anos finais e ensino médio. Debater sobre os processos que dão sentido as oficinas geográficas na compreensão de conteúdos em Geografia é um caminho importante percorrido por professores e alunos que compõem o estágio supervisionado em Geografia. Os procedimentos metodológicos se darão em parceria com os estudantes matriculados no componente de Orientação e Estágio Supervisionado I. Os estudantes serão estimulados a planejar e organizar um roteiro de atuação para realização das oficinas na escola. Essa atividade envolverá também o planejamento com o (a) professor(a) supervisor(a) da escola campo, afim de direcionar a execução das oficinas para conteúdos escolares trabalhados durante a realização do estágio de observação. Por fim, os estudantes deverão executar essas oficinas na escola e apresentar um produto final a partir do que foi desenvolvido, trazendo esses resultados para a universidade e partilhando os saberes construídos com os demais colegas. Além das contribuições ao processo formativo materializado nas oficinas pedagógicas pelos estudantes estagiários, a atividade também é uma forma de contribuir e trazer mais um retorno da universidade para a escola, auxiliando na aprendizagem dos alunos na escola e também na formação continuada dos professores envolvidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3322_TB3059_26102024212512.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDA AURILIA FERREIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "Aurilia"
    "autor_email" => "raimundaaurilia@uern.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Entendendo a importância de refletir sobre os caminhos escolhidos na condução dos estágios supervisionados em Geografia, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar o papel das oficinas pedagógicas na formação da professora e do professor de Geografia na cidade de Assú-RN. Essa proposta surge a partir de debates construídos durante as aulas de estágio supervisionado acerca das estratégias didático pedagógicas propostas pelos estudantes estagiários nas escolas parceiras de estágio do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, campus de Assú. As oficinas pedagógicas geralmente ocorrem nos estágios de observação dos níveis fundamental anos finais e ensino médio. Debater sobre os processos que dão sentido as oficinas geográficas na compreensão de conteúdos em Geografia é um caminho importante percorrido por professores e alunos que compõem o estágio supervisionado em Geografia. Os procedimentos metodológicos se darão em parceria com os estudantes matriculados no componente de Orientação e Estágio Supervisionado I. Os estudantes serão estimulados a planejar e organizar um roteiro de atuação para realização das oficinas na escola. Essa atividade envolverá também o planejamento com o (a) professor(a) supervisor(a) da escola campo, afim de direcionar a execução das oficinas para conteúdos escolares trabalhados durante a realização do estágio de observação. Por fim, os estudantes deverão executar essas oficinas na escola e apresentar um produto final a partir do que foi desenvolvido, trazendo esses resultados para a universidade e partilhando os saberes construídos com os demais colegas. Além das contribuições ao processo formativo materializado nas oficinas pedagógicas pelos estudantes estagiários, a atividade também é uma forma de contribuir e trazer mais um retorno da universidade para a escola, auxiliando na aprendizagem dos alunos na escola e também na formação continuada dos professores envolvidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.