Os avanços tecnológicos e desenvolvimentos teóricos em linguística aplicada influenciaram as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores de línguas nos dias atuais. Teóricos influentes, como Lev Vygotsky com a teoria sociointeracionista, forneceram a base teórica que moldou as abordagens pedagógicas ao enfatizar a importância, por exemplo, da interação social na aprendizagem de uma segunda língua. Com o advento das tecnologias digitais, ferramentas como aplicativos móveis, a exemplo clássico do Duolingo, e plataformas de ensino online transformaram o ensino de inglês, facilitando e democratizando o seu acesso e a personalização do aprendizado. A partir disso, este artigo tem como objetivo observar e comentar a evolução das tecnologias e métodos de ensino de inglês, uma das línguas mais aprendidas mundialmente, mostrando como os avanços tecnológicos e as teorias em linguística aplicada influenciaram as práticas pedagógicas partindo de um viés qualitativo e de revisão de literaturas sobre o assunto, partindo desde o método Gramática-Tradução e Método Direto até a Abordagem Audiolingual e Abordagem Comunicativa. As perspectivas futuras incluem a personalização do ensino e uma expansão, ainda maior, da educação à distância. A evolução dos métodos de ensino de inglês reflete as mudanças tecnológicas e os avanços na linguística aplicada, tornando o aprendizado mais acessível, interativo e adaptável às necessidades dos alunos.