A Educação de Jovens e Adultos se configura como uma modalidade de acolhimento e proteção àqueles que desejam concluir sua etapa acadêmica e ingressar no mercado profissional ou na faculdade. As dinâmicas sociais, culturais e econômicas formam sujeitos que se encontram em encruzilhadas sociais e compartilham da mesma cultura e vivência. Por admitirmos a pluralidade nas salas de aula da EJA, este trabalho se propõe a analisar as razões pelo qual a população jovem e adulta retornou para o ambiente acadêmico, especialmente, para os espaços das salas de aula da Educação de Jovens e Adultos, na região do Maciço de Baturité, especialmente, no município de Redenção. Metodologicamente, é uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratório, cujos elementos de coleta de dados serão buscados nos dados estatísticos do Censo da Educação Básica dos anos de 2022 a 2023 fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e, principalmente, em entrevistas com estudantes das escolas de EJA do município. Sendo assim, os estudantes-respondentes foram indagados com a seguinte pergunta: “qual o motivo de retorno para a EJA?”. A análise dos dados esteve pautada na seleção de passagens mais significativas e categorizadas nos depoimentos gravados em áudio e depois transcritos para responder à temática de estudo. Em função disso, o embasamento teórico baseia-se em autores como Paulo Carrano, Luís Ferreira e Jane Paiva. Entre os achados da pesquisa, os dados obtidos mostraram que as pessoas da EJA retornam para realizar sonhos motivados pela vontade de ler e escrever. Esses dados revelaram o desejo dos que retornaram aos estudos não o fazem pela primeira e única vez, mas ao invés disso, demonstraram ter passado pela escola da EJA mais de uma vez. Esperamos que a EJA seja cada vez mais um ambiente de realização de desejos e sonhos e, principalmente, de formação de pessoas.