ENTRE SONHOS E DESEJOS: O RETORNO ÀS SALAS DE AULA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109351 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 689 "inscrito_id" => 4153 "titulo" => "ENTRE SONHOS E DESEJOS: O RETORNO ÀS SALAS DE AULA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos se configura como uma modalidade de acolhimento e proteção àqueles que desejam concluir sua etapa acadêmica e ingressar no mercado profissional ou na faculdade. As dinâmicas sociais, culturais e econômicas formam sujeitos que se encontram em encruzilhadas sociais e compartilham da mesma cultura e vivência. Por admitirmos a pluralidade nas salas de aula da EJA, este trabalho se propõe a analisar as razões pelo qual a população jovem e adulta retornou para o ambiente acadêmico, especialmente, para os espaços das salas de aula da Educação de Jovens e Adultos, na região do Maciço de Baturité, especialmente, no município de Redenção. Metodologicamente, é uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratório, cujos elementos de coleta de dados serão buscados nos dados estatísticos do Censo da Educação Básica dos anos de 2022 a 2023 fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e, principalmente, em entrevistas com estudantes das escolas de EJA do município. Sendo assim, os estudantes-respondentes foram indagados com a seguinte pergunta: “qual o motivo de retorno para a EJA?”. A análise dos dados esteve pautada na seleção de passagens mais significativas e categorizadas nos depoimentos gravados em áudio e depois transcritos para responder à temática de estudo. Em função disso, o embasamento teórico baseia-se em autores como Paulo Carrano, Luís Ferreira e Jane Paiva. Entre os achados da pesquisa, os dados obtidos mostraram que as pessoas da EJA retornam para realizar sonhos motivados pela vontade de ler e escrever. Esses dados revelaram o desejo dos que retornaram aos estudos não o fazem pela primeira e única vez, mas ao invés disso, demonstraram ter passado pela escola da EJA mais de uma vez. Esperamos que a EJA seja cada vez mais um ambiente de realização de desejos e sonhos e, principalmente, de formação de pessoas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4153_TB689_27102024223828.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARA SANTOS VIEIRA" "autor_nome_curto" => "Iara Vieira" "autor_email" => "iaravieira@aluno.unilab.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109351 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 689 "inscrito_id" => 4153 "titulo" => "ENTRE SONHOS E DESEJOS: O RETORNO ÀS SALAS DE AULA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos se configura como uma modalidade de acolhimento e proteção àqueles que desejam concluir sua etapa acadêmica e ingressar no mercado profissional ou na faculdade. As dinâmicas sociais, culturais e econômicas formam sujeitos que se encontram em encruzilhadas sociais e compartilham da mesma cultura e vivência. Por admitirmos a pluralidade nas salas de aula da EJA, este trabalho se propõe a analisar as razões pelo qual a população jovem e adulta retornou para o ambiente acadêmico, especialmente, para os espaços das salas de aula da Educação de Jovens e Adultos, na região do Maciço de Baturité, especialmente, no município de Redenção. Metodologicamente, é uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratório, cujos elementos de coleta de dados serão buscados nos dados estatísticos do Censo da Educação Básica dos anos de 2022 a 2023 fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e, principalmente, em entrevistas com estudantes das escolas de EJA do município. Sendo assim, os estudantes-respondentes foram indagados com a seguinte pergunta: “qual o motivo de retorno para a EJA?”. A análise dos dados esteve pautada na seleção de passagens mais significativas e categorizadas nos depoimentos gravados em áudio e depois transcritos para responder à temática de estudo. Em função disso, o embasamento teórico baseia-se em autores como Paulo Carrano, Luís Ferreira e Jane Paiva. Entre os achados da pesquisa, os dados obtidos mostraram que as pessoas da EJA retornam para realizar sonhos motivados pela vontade de ler e escrever. Esses dados revelaram o desejo dos que retornaram aos estudos não o fazem pela primeira e única vez, mas ao invés disso, demonstraram ter passado pela escola da EJA mais de uma vez. Esperamos que a EJA seja cada vez mais um ambiente de realização de desejos e sonhos e, principalmente, de formação de pessoas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4153_TB689_27102024223828.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARA SANTOS VIEIRA" "autor_nome_curto" => "Iara Vieira" "autor_email" => "iaravieira@aluno.unilab.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }