O PROBLEM BASED LEARNING (PBL) COMO METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110530 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2350 "inscrito_id" => 10511 "titulo" => "O PROBLEM BASED LEARNING (PBL) COMO METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE" "resumo" => "A qualificação profissional tem buscado cada vez mais mudanças significativas no aprofundamento teórico e na aplicação prática do conhecimento técnico e científico, possibilitando que a relação ensino-aprendizagem promova o diálogo entre os conteúdos curriculares, o conhecimento científico e a prática. Este fato tem representado um desafio para as diversas gerações de professores, haja vista que, na maioria dos casos, são levados a reflexões sobre sua prática pedagógica, identificando potencialidades e lacunas em sua formação inicial e continuada, acompanhando as demandas da atualidade. Assim, encontram nas metodologias ativas como a PBL (Problem Based Learning) uma forte estratégia, onde os professores criam conexões entre a teoria e a prática, permitindo que o aluno desenvolva seu protagonismo, autonomia e engajamento durante seu processo formativo, ao tempo em que os professores fortalecem a sua prática pedagógica. O estudo tem como objetivo refletir sobre a prática pedagógica de professores de pós-graduação mediante vivências e imersões em um Programa de Residência em Saúde, de uma Universidade no interior do estado do Ceará. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter retrospectivo, do tipo relato de experiência, sobre o uso da PBL enquanto metodologia ativa de ensino-aprendizagem na pós-graduação. Através dos fatos relatados, observou-se que a construção da prática pedagógica se deu de forma individual e coletiva, visando a aproximação entre conteúdo-professor-aluno, com autonomia e criticidade, sendo a PBL uma metodologia relevante para o alcance de resultados mais significativos sobre o ensino e aprendizagem na pós-graduação. Pode-se concluir que a PBL, enquanto metodologia ativa, construiu alicerces fundamentais para o ensino em ciências da saúde, no programa de pós-graduação observado. A aplicação desta ferramenta, associada a outras metodologias ativas e tecnologias educacionais trazem maior significância aos resultados dos professores. Entretanto, há uma carência expressiva destas metodologias em cursos de formação de professores, justificando os desafios enfrentados na atualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10511_TB2350_27102024002825.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADEMAR MAIA FILHO" "autor_nome_curto" => "ADEMAR MAIA" "autor_email" => "ademarmaia10@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110530 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2350 "inscrito_id" => 10511 "titulo" => "O PROBLEM BASED LEARNING (PBL) COMO METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE" "resumo" => "A qualificação profissional tem buscado cada vez mais mudanças significativas no aprofundamento teórico e na aplicação prática do conhecimento técnico e científico, possibilitando que a relação ensino-aprendizagem promova o diálogo entre os conteúdos curriculares, o conhecimento científico e a prática. Este fato tem representado um desafio para as diversas gerações de professores, haja vista que, na maioria dos casos, são levados a reflexões sobre sua prática pedagógica, identificando potencialidades e lacunas em sua formação inicial e continuada, acompanhando as demandas da atualidade. Assim, encontram nas metodologias ativas como a PBL (Problem Based Learning) uma forte estratégia, onde os professores criam conexões entre a teoria e a prática, permitindo que o aluno desenvolva seu protagonismo, autonomia e engajamento durante seu processo formativo, ao tempo em que os professores fortalecem a sua prática pedagógica. O estudo tem como objetivo refletir sobre a prática pedagógica de professores de pós-graduação mediante vivências e imersões em um Programa de Residência em Saúde, de uma Universidade no interior do estado do Ceará. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter retrospectivo, do tipo relato de experiência, sobre o uso da PBL enquanto metodologia ativa de ensino-aprendizagem na pós-graduação. Através dos fatos relatados, observou-se que a construção da prática pedagógica se deu de forma individual e coletiva, visando a aproximação entre conteúdo-professor-aluno, com autonomia e criticidade, sendo a PBL uma metodologia relevante para o alcance de resultados mais significativos sobre o ensino e aprendizagem na pós-graduação. Pode-se concluir que a PBL, enquanto metodologia ativa, construiu alicerces fundamentais para o ensino em ciências da saúde, no programa de pós-graduação observado. A aplicação desta ferramenta, associada a outras metodologias ativas e tecnologias educacionais trazem maior significância aos resultados dos professores. Entretanto, há uma carência expressiva destas metodologias em cursos de formação de professores, justificando os desafios enfrentados na atualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10511_TB2350_27102024002825.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADEMAR MAIA FILHO" "autor_nome_curto" => "ADEMAR MAIA" "autor_email" => "ademarmaia10@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }