O artigo em questão aborda o desenvolvimento de um jogo de plataforma utilizando a GameMaker Studio, uma engine de criação de jogos 2D amplamente adotada por desenvolvedores independentes, estúdios profissionais e educadores em todo o mundo. O objetivo central foi criar um jogo de plataforma, explorando os recursos oferecidos pelo GameMaker Studio. O foco estava na programação necessária para construir o jogo. O jogo foi inspirado em clássicos do gênero, como o icônico “Super Mario”. A narrativa se desenrola em um cenário pós-apocalíptico na escola de ensino integral ECIT Dom Marcelo. O jogador assume o papel de um heroi enviado para salvar a escola do caos iminente. O jogo apresenta uma interface com diversos recursos, incluindo o combate onde o jogador enfrenta desafios e inimigos ao longo da jornada e níveis divididos em fases, cada uma com suas próprias mecânicas e obstáculos. Para a realização do projeto, foram conduzidas pesquisas e estudos específicos sobre a construção e programação de jogos na plataforma GameMaker Studio. Os jogos desempenham um papel significativo na vida dos jovens, proporcionando entretenimento e, muitas vezes, estimulando habilidades motoras e raciocínio lógico. O jogo desenvolvido visa atender a esses propósitos, além de ser uma ferramenta potencialmente útil para professores de áreas de exatas e ciências da natureza no ensino médio. Em resumo, o artigo destaca a viabilidade e versatilidade do GameMaker Studio na criação de jogos, bem como sua aplicação educacional e recreativa.