MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS COM CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS DE IDADE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111744 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4089 "inscrito_id" => 2898 "titulo" => "MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS COM CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS DE IDADE" "resumo" => "A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, deve se dar a partir de interações e brincadeira por meio de campos de experiências, como expressos em documentos norteadores da Educação Infantil, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), nesse sentido, o presente trabalho tem o objetivo de refletir sobre as mediações pedagógicas na Educação Infantil, por meio das experiências proporcionadas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), especificamente durante duas semanas nas quais pude mediar experiências de aprendizagem juntamente com a professora supervisora e a coordenadora pedagógica de uma escola de Educação Infantil em um bairro periférico de Imperatriz - MA. As mediações na primeira semana envolvem atividades escritas a partir do uso de livros didáticos; brincadeiras com cantigas; o uso de vídeo; leituras e contação de história; atividades no jardim da escola. A segunda semana, envolveu atividades sobre a alimentação saudável o qual tiveram brincadeiras com cantigas e conversas sobre os alimentos saudáveis como frutas e verduras. A metodologia caracteriza-se como qualitativa, construída em função das ações realizadas, observações das turmas e registros em diários de bordo, e abordagem bibliográfica por meio de estudos, de autores como Brandão e Rosa (2017) com referências sobre as mediações pedagógicas; Bassedas (2016), a respeito do planejamento e o ensinar na Educação Infantil e Oliveira (2020) que trata de práticas pedagógicas para crianças de 3 a 5 anos, dentre outros. O presente trabalho torna-se relevante para estudantes de graduação em pedagogia, professores da Educação Básica, e pesquisadores da área de educação que buscam compreender os processos de aprendizagem e a mediação pedagógica com crianças da pré-escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2898_TB4089_29042024203358.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ULA FABIANA MIRANDA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Ula Fabiana" "autor_email" => "ullafabiana2@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111744 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4089 "inscrito_id" => 2898 "titulo" => "MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS COM CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS DE IDADE" "resumo" => "A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, deve se dar a partir de interações e brincadeira por meio de campos de experiências, como expressos em documentos norteadores da Educação Infantil, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), nesse sentido, o presente trabalho tem o objetivo de refletir sobre as mediações pedagógicas na Educação Infantil, por meio das experiências proporcionadas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), especificamente durante duas semanas nas quais pude mediar experiências de aprendizagem juntamente com a professora supervisora e a coordenadora pedagógica de uma escola de Educação Infantil em um bairro periférico de Imperatriz - MA. As mediações na primeira semana envolvem atividades escritas a partir do uso de livros didáticos; brincadeiras com cantigas; o uso de vídeo; leituras e contação de história; atividades no jardim da escola. A segunda semana, envolveu atividades sobre a alimentação saudável o qual tiveram brincadeiras com cantigas e conversas sobre os alimentos saudáveis como frutas e verduras. A metodologia caracteriza-se como qualitativa, construída em função das ações realizadas, observações das turmas e registros em diários de bordo, e abordagem bibliográfica por meio de estudos, de autores como Brandão e Rosa (2017) com referências sobre as mediações pedagógicas; Bassedas (2016), a respeito do planejamento e o ensinar na Educação Infantil e Oliveira (2020) que trata de práticas pedagógicas para crianças de 3 a 5 anos, dentre outros. O presente trabalho torna-se relevante para estudantes de graduação em pedagogia, professores da Educação Básica, e pesquisadores da área de educação que buscam compreender os processos de aprendizagem e a mediação pedagógica com crianças da pré-escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2898_TB4089_29042024203358.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ULA FABIANA MIRANDA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Ula Fabiana" "autor_email" => "ullafabiana2@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }