O presente trabalho é o resultado das aulas do itinerário “Medicina e Saúde Pública” do ensino médio da escola privada Lubienska Centro Educacional do município de Recife, Pernambuco, ocasião em que os alunos construíram modelos dos principais sistemas do corpo humano, logo após as suas aulas teóricas. Os alunos entenderam que o corpo humano é um complexo arranjo de órgãos e sistemas, podendo ser estudado de forma compartimentada para melhor aprendizagem, sendo necessária, entretanto, a compreensão do organismo como um todo. Conhecer o seu próprio corpo é importante para se respeitar e respeitar ao próximo e ir em busca de uma melhor qualidade de vida. Nas aulas teóricas, os alunos debateram os textos em grupo, assistiram a vídeos e organizaram esquemas para melhor entendimento de cada sistema e dos seus respectivos órgãos e funções, no intuito de viabilizar um processo de aprendizado eficiente, satisfatório e de qualidade. Assim, os modelos didáticos foram pensados, desenhados e construídos, utilizando materiais de baixo custo, como reutilizações de papelões, vidros, canudos, entre outros. A estrutura do presente trabalho foi voltada aos pilares básicos do processo ensino-aprendizagem, professor, aluno e conhecimento, onde foi executado utilizando as habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio.