MAPEANDO O CONHECIMENTO: O RPG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM ATIVA EM GEOGRAFIA
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A instituição é beneficiada pelo Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão(PIPEx)da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que tem como objetivo proporcionar aulas práticas às escolas municipais do referido município. Assim, foi desenvolvida uma atividade interativa que integra dados de mapas e conceitos geopolíticos, utilizando uma abordagem lúdica e participativa: uma partida de Role-Playing Game (RPG) adaptada para o ambiente escolar. Esta abordagem buscou incentivar a colaboração, a aplicação prática dos conhecimentos geográficos, a resolução de desafios e o aumento do interesse e motivação dos estudantes pela aprendizagem. A pesquisa fundamenta-se na análise de artigos publicados e outros estudos referentes ao tema, associados ao desenvolvimento e a conclusão da atividade realizada em sala com os alunos do 7º ano da EMMJM. Os resultados obtidos evidenciam melhora na capacidade dos alunos de ler e interpretar mapas, assim como uma maior compreensão dos conceitos geopolíticos discutidos em sala de aula. A criação dos mapas e a participação na partida de RPG, não apenas facilitaram a assimilação dos conteúdos, mas também desenvolveram habilidades importantes, como o pensamento crítico, a resolução de problemas e a comunicação. Esta abordagem não apenas melhorou as habilidades geográficas dos alunos, mas também os envolveu de maneira significativa, promovendo um aprendizado mais profundo e duradouro. Concluiu-se que atividades como essa exemplificam o poder da gamificação e das metodologias ativas na Educação, especialmente no ensino de Geografia e na compreensão de mapas. Elas oferecem caminhos inovadores para enfrentar desafios pedagógicos e enriquecer a experiência de aprendizagem dos estudantes em todas as áreas do conhecimento." 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