O ensino de Geografia na atualidade, convive com a necessidade de novas abordagens teóricametodológicas capazes de promover a inclusão, a integração e a autonomia dos educandos enquanto sujeitos ativos do processo de aquisição e assimilação do conhecimento. As atividades de monitoria em sala de aula, representam uma estratégia de ensino de grande importância, pois permite que os estudantes coordenem ações e auxiliem os professores(as) em sua prática pedagógica, exercitando a capacidade criativa de planejar e gerenciar ações, contribuindo com o seu desenvolvimento intelectual, mediante uma proposta de ensino que valoriza as ações práticas em função das teóricas. Nessa perspectiva, o presente trabalho objetiva relatar as experiências que estão sendo vivenciadas pelos estudantes monitores da disciplina de Geografia da Escola Cidadã Integral Francisco Augusto Campos, localizada no sertão paraibano, com ênfase na importância das atividades práticas desenvolvidas em sala de aula, por intermédio das ações de monitoria escolar. Fundamentados em Frison (2016), Cavalheiro (2008) e Santos et.al (2020), propomos uma importante reflexão sobre as novas estratégias de aprendizagem e abordagens metodológicas, que torna o ensino de Geografia mais dinâmico e atrativo para os educandos, ao passo em que rompe com a prevalência do tradicionalismo no espaço escolar, promovendo o protagonismo juvenil.