Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS ESCRIBAS FINANCISTAS MIRINS E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DAS FINANÇAS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A imaginação da criança no formato de textos, pode ser um recurso facilitador ao entendimento inicial dos instrumentos conceituais da matemática das finanças. O que se instiga é quão o desempenho educacional se alcançaria. Assim, foi edificada como questão de pesquisa: quanto dos conceitos de matemática das finanças foram apreendidos no conteúdo do texto elaborado? A intenção de mensurar os artefatos textuais gerados pelos aprendizes se delineou oportuno haja vista a detecção de conexões conceituais alinhadas a uma lógica de raciocínio de entendimento satisfatório, corroborando uma aprendizagem. Na ocasião se implementava um projeto de extensão em uma escola pública municipal situada na Região Metropolitana de Fortaleza contemplando 19 crianças entre 8 e 10 anos em sete encontros escolares no percurso de 2023, os quais solicitados 2 construções de textos. As bases metodológicas se apoiaram na observação participativa e na análise de conteúdo. No registro dos dados se recorreu ao diário de campo e planilhas Excel® para se proceder tratamento analítico. O aspecto avaliativo não foi restrito apenas a apreciação do pesquisador, mas também da interação do teor textual entre cada criança aprendiz e de suas próprias reflexões do texto financeiro edificado. A amplitude intervalar avaliativa abarcou um grau entre 8,15 e 9,75. A ideia conceitual de gasto em excesso, orçamento, ganhos brutos e ganhos líquidos, juros contra e juros a favor e imposto de renda, prevaleceram no bojo textual em média 79,1% captados inclusive durante a fala quando submetidos a roda de conversa escolar. A despeito das precauções no decorrer da investigação, um confronto em outras unidades escolares se impôs, contrastando inclusive desempenho em escolas urbanas-geográficas periféricas.

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