“PROFESSOR, PORQUE O CORAÇÃO NUNCA PARA DE BATER?”: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EXPLORAR O SISTEMA CIRCULATÓRIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113754 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6969 "inscrito_id" => 4869 "titulo" => "“PROFESSOR, PORQUE O CORAÇÃO NUNCA PARA DE BATER?”: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EXPLORAR O SISTEMA CIRCULATÓRIO" "resumo" => "A integração dos conteúdos de fisiologia na educação básica desempenha um papel crucial ao fornecer aos alunos um entendimento do funcionamento do corpo humano e sua relação direta com a saúde e o bem-estar. Esses conteúdos não apenas os incentivam a refletir sobre as questões relacionadas à saúde individual e coletiva, mas também estimulam o pensamento crítico, analítico e científico sobre o próprio corpo. Posto isso, este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de aplicação de uma Sequência Didática (SD) sobre o sistema circulatório com alunos do 8º ano de uma escola estadual em Taipu, RN. As atividades incluíram: 1) sondagem de conhecimentos prévios sobre batimentos cardíacos e circulação; 2) aulas dialógicas sobre o sangue, órgãos e funcionamento do sistema circulatório; 3) atividade prática sobre batimentos cardíacos e saturação; 4) modelagem didática do coração e vasos sanguíneos com materiais de baixo custo. A sondagem inicial revelou conhecimentos básicos e algumas concepções errôneas que foram corrigidas durante as aulas. As aulas dialógicas consolidaram o entendimento teórico, evidenciado pelo aumento de participação dos alunos. A atividade prática, por sua vez, permitiu a aplicação concreta do conhecimento. A observação e verificação de suas frequências cardíacas e níveis de oxigênio despertou interesse e participação de forma mais efetiva. Por meio da modelagem didática, os alunos puderam compreender a estrutura básica do coração e o trajeto do sangue durante a pequena e grande circulação. De modo geral, as atividades da SD foram eficazes, promovendo a participação dos alunos e aprofundando seus conhecimentos, tornando o aprendizado mais significativo. Essas abordagens criaram um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo, beneficiando o desenvolvimento intelectual e social dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4869_TB6969_26102024004120.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÉCIO DANILO DIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Danilo Dias" "autor_email" => "danilodiass18@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113754 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6969 "inscrito_id" => 4869 "titulo" => "“PROFESSOR, PORQUE O CORAÇÃO NUNCA PARA DE BATER?”: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EXPLORAR O SISTEMA CIRCULATÓRIO" "resumo" => "A integração dos conteúdos de fisiologia na educação básica desempenha um papel crucial ao fornecer aos alunos um entendimento do funcionamento do corpo humano e sua relação direta com a saúde e o bem-estar. Esses conteúdos não apenas os incentivam a refletir sobre as questões relacionadas à saúde individual e coletiva, mas também estimulam o pensamento crítico, analítico e científico sobre o próprio corpo. Posto isso, este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de aplicação de uma Sequência Didática (SD) sobre o sistema circulatório com alunos do 8º ano de uma escola estadual em Taipu, RN. As atividades incluíram: 1) sondagem de conhecimentos prévios sobre batimentos cardíacos e circulação; 2) aulas dialógicas sobre o sangue, órgãos e funcionamento do sistema circulatório; 3) atividade prática sobre batimentos cardíacos e saturação; 4) modelagem didática do coração e vasos sanguíneos com materiais de baixo custo. A sondagem inicial revelou conhecimentos básicos e algumas concepções errôneas que foram corrigidas durante as aulas. As aulas dialógicas consolidaram o entendimento teórico, evidenciado pelo aumento de participação dos alunos. A atividade prática, por sua vez, permitiu a aplicação concreta do conhecimento. A observação e verificação de suas frequências cardíacas e níveis de oxigênio despertou interesse e participação de forma mais efetiva. Por meio da modelagem didática, os alunos puderam compreender a estrutura básica do coração e o trajeto do sangue durante a pequena e grande circulação. De modo geral, as atividades da SD foram eficazes, promovendo a participação dos alunos e aprofundando seus conhecimentos, tornando o aprendizado mais significativo. Essas abordagens criaram um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo, beneficiando o desenvolvimento intelectual e social dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4869_TB6969_26102024004120.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÉCIO DANILO DIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Danilo Dias" "autor_email" => "danilodiass18@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }