LER PARA SER: A LEITURA COMO INSTRUMENTO DE AUTONOMIA.
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Para tanto, sua construção metodológica pautou-se na leitura do livro “O mágico de OZ” para atender aos segmentos propostos na intervenção. O livro, do escritor americano Lyman Frank Baum, foi escolhido por traçar um paralelo entre o mundo real e o mundo da fantasia numa aventura estimulante. A atividade traçou o seguinte percurso: primeiro, estabeleceu-se a sondagem através de algumas atividades de leitura para investigar o nível dessa habilidade com as turmas; em seguida, fez-se a escolha da obra e sua apresentação; por fim, a leitura foi realizada em formato PDF durante duas aulas semanais com o apoio dos Chromebook disponibilizados na escola. A análise dos momentos registrados a partir dessa vivência se deu pela metodologia qualitativa, descritiva. Constituem referencial teórico os textos de Freire (1981; 2005; 2009), Petit (2009), Solé (1998), entre outros. Tomamos também como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desse modo, os resultados apontam para a possibilidade de um trabalho de leitura que estimula o letramento e a autonomia. Como reflexos desse trabalho, os estudantes pediram para continuar com as aulas de leitura e, neste segundo bimestre, estão lendo a obra infantojuvenil “O escaravelho do diabo”, escrito pela brasileira Lúcia Machado de Almeida. Além disso, ficou evidente também a necessidade de mais investimento em estratégias e tempo de leitura na escola." 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