O processo pela inclusão requer a igualdade de oportunidades no âmbito educacional e social, logo, é primordial desenvolver estratégias para garantir o direito a aprendizagem. Nessa consideração, constitui-se como objetivo para esta pesquisa analisar estudos científicos brasileiros que fazem uso do método de Aprendizagem Cooperativa no contexto da inclusão escolar. Esse estudo é qualitativo do tipo revisão sistemática em que foi realizado um balanço de produções no contexto brasileiro sobre a proposta da Aprendizagem Cooperativa. Os resultados, diante das discussões entre teoria e prática, demonstraram que o valor e a pertinência de pesquisas que explorem o método de Aprendizagem Cooperativa a fim de difundir uma relação de ajuda mútua entre os alunos para conduzir uma experiência de aprendizagem inclusiva, pensada na melhoria do aspecto cognitivo e social dos estudantes, mais que transcende os seus benefícios para além do público com necessidades específicas ao englobar nesse formato interações que favorecem o desenvolvimento do conhecimento a todos. No entanto, é notório a escassez de produções que desenvolvem a estratégia para produções de mudança de ações que envolva a busca por um ambiente verdadeiramente inclusivo no espaço escolar, nesse sentido, aponta-se a necessidade de maior aprofundamento no tema para melhor compreender seus benefícios e difundir essas informações.