Este artigo se propõe a descrever e caracterizar o planejamento e o desenvolvimento do componente curricular Teorias de Aprendizagem: fundamentos para pesquisas em educação em ciências e matemática (TAFPECM), do Programa de Pós-Graduação em nível de mestrado em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Campus Jequié-Ba. O componente foi ofertado durante o contexto pandêmico da COVID-19, durante o primeiro semestre de 2020 e, nesse sentido, foi ministrado de forma remota. Este texto é resultado de um relato de experiência que procurou com base em narrativas, apresentar as aprendizagens desenvolvidas no percurso da disciplina. O estudo é de abordagem qualitativa, de cunho analítico-descritivo e adotou a técnica (auto)biográfica. As informações foram produzidas por meio de narrativas, experiências e vivências do autor e as análises e discussão tiveram um cunho qualitativo. O estudo do componente curricular (TAFPECM) possibilitou aprendizagens significativas no que tange às teorias da aprendizagem, com vistas à formação para o desenvolvimento de pesquisas em educação em ciências. As aprendizagens desenvolvidas envolveram conhecimentos sobre teorias behavioristas, cognitivas, humanistas e sociointeracionistas, concepções de aprendizagem, aprendizagem e neurociência, teorias da aprendizagem e pesquisas na área de Educação em Ciências. A competência e a habilidade do professor, responsável pelo componente curricular, foi fundamental naquele momento pandêmico, pois, planejou e desenvolveu o trabalho pedagógico na Plataforma Digital Free Forum, o que contribuiu, eficazmente, para o êxito do processo de ensino e de aprendizagem.