CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111903 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4313 "inscrito_id" => 13329 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS" "resumo" => "Este artigo se propõe a descrever e caracterizar o planejamento e o desenvolvimento do componente curricular Teorias de Aprendizagem: fundamentos para pesquisas em educação em ciências e matemática (TAFPECM), do Programa de Pós-Graduação em nível de mestrado em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Campus Jequié-Ba. O componente foi ofertado durante o contexto pandêmico da COVID-19, durante o primeiro semestre de 2020 e, nesse sentido, foi ministrado de forma remota. Este texto é resultado de um relato de experiência que procurou com base em narrativas, apresentar as aprendizagens desenvolvidas no percurso da disciplina. O estudo é de abordagem qualitativa, de cunho analítico-descritivo e adotou a técnica (auto)biográfica. As informações foram produzidas por meio de narrativas, experiências e vivências do autor e as análises e discussão tiveram um cunho qualitativo. O estudo do componente curricular (TAFPECM) possibilitou aprendizagens significativas no que tange às teorias da aprendizagem, com vistas à formação para o desenvolvimento de pesquisas em educação em ciências. As aprendizagens desenvolvidas envolveram conhecimentos sobre teorias behavioristas, cognitivas, humanistas e sociointeracionistas, concepções de aprendizagem, aprendizagem e neurociência, teorias da aprendizagem e pesquisas na área de Educação em Ciências. A competência e a habilidade do professor, responsável pelo componente curricular, foi fundamental naquele momento pandêmico, pois, planejou e desenvolveu o trabalho pedagógico na Plataforma Digital Free Forum, o que contribuiu, eficazmente, para o êxito do processo de ensino e de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID13329_TB4313_26102024212525.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEYDSON DA PAIXÃO TAVARES" "autor_nome_curto" => "GLEYDSON" "autor_email" => "guedo@uesc.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111903 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4313 "inscrito_id" => 13329 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS" "resumo" => "Este artigo se propõe a descrever e caracterizar o planejamento e o desenvolvimento do componente curricular Teorias de Aprendizagem: fundamentos para pesquisas em educação em ciências e matemática (TAFPECM), do Programa de Pós-Graduação em nível de mestrado em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Campus Jequié-Ba. O componente foi ofertado durante o contexto pandêmico da COVID-19, durante o primeiro semestre de 2020 e, nesse sentido, foi ministrado de forma remota. Este texto é resultado de um relato de experiência que procurou com base em narrativas, apresentar as aprendizagens desenvolvidas no percurso da disciplina. O estudo é de abordagem qualitativa, de cunho analítico-descritivo e adotou a técnica (auto)biográfica. As informações foram produzidas por meio de narrativas, experiências e vivências do autor e as análises e discussão tiveram um cunho qualitativo. O estudo do componente curricular (TAFPECM) possibilitou aprendizagens significativas no que tange às teorias da aprendizagem, com vistas à formação para o desenvolvimento de pesquisas em educação em ciências. As aprendizagens desenvolvidas envolveram conhecimentos sobre teorias behavioristas, cognitivas, humanistas e sociointeracionistas, concepções de aprendizagem, aprendizagem e neurociência, teorias da aprendizagem e pesquisas na área de Educação em Ciências. A competência e a habilidade do professor, responsável pelo componente curricular, foi fundamental naquele momento pandêmico, pois, planejou e desenvolveu o trabalho pedagógico na Plataforma Digital Free Forum, o que contribuiu, eficazmente, para o êxito do processo de ensino e de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID13329_TB4313_26102024212525.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEYDSON DA PAIXÃO TAVARES" "autor_nome_curto" => "GLEYDSON" "autor_email" => "guedo@uesc.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }