Esta pesquisa teve como objetivo mapear as práticas de transição entre as etapas de ensino na educação básica, a fim de constatar as melhores práticas presentes nas políticas públicas. Optou-se por uma abordagem qualitativa e exploratória. Em relação aos procedimentos, adotou-se a pesquisa documental e a pesquisa empírica. Para coleta de dados, foram utilizadas as legislações educacionais a nível municipal, estadual e federal, além da aplicação de um questionário a gestores educacionais. Ancorados nos estudos de política educacional, a investigação apresenta e detalha as 03 (três) transições presentes na educação básica: da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental; dos anos iniciais do ensino fundamental para os anos finais do ensino fundamental; e dos anos finais do ensino fundamental para o ensino médio. Apresentam-se como resultados as dificuldades da consolidação das legislações educacionais entre os entes federados e a federação, assim como apresenta exemplos e estratégias utilizadas nas diversas regiões do país. A análise aponta para uma carência na quantidade de leis que relatam as transições educacionais e a falta de conhecimento dos gestores escolares quanto a estas políticas. Conclui-se que as políticas de transição educacional entre as etapas da educação básica precisam se tornar evidentes nas discussões legislativas para que os processos de ensino e aprendizagem sejam efetivados nos estudantes.