NID – NÚCLEO DE INCLUSÃO DIGITAL: PROMOVENDO O ACESSO À TECNOLOGIA E A INCLUSÃO DIGITAL.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114216 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7608 "inscrito_id" => 18201 "titulo" => "NID – NÚCLEO DE INCLUSÃO DIGITAL: PROMOVENDO O ACESSO À TECNOLOGIA E A INCLUSÃO DIGITAL." "resumo" => "Este estudo trata sobre a implementação do Laboratório de Transformação Digital (LTD) que é uma iniciativa que visa promover a transformação digital em diversas áreas por meio da tecnologia e inovação. O foco principal do estudo é o Núcleo de Inclusão Digital (NID), um componente essencial do LTD dedicado a combater a exclusão digital e se estende ao cuidado com o meio ambiente, reconhecendo a importância da sustentabilidade ambiental na era digital, o NID promove a conscientização sobre práticas sustentáveis no uso da tecnologia. Isso inclui a promoção do uso responsável de recursos naturais na produção e descarte de dispositivos eletrônicos, bem como a disseminação de conhecimentos sobre como a tecnologia pode ser uma aliada na preservação ambiental. O referencial teórico-metodológico baseia-se na análise de programas de inclusão digital existentes e na implementação de novas estratégias para ampliar o acesso à tecnologia, incluindo os trabalhos de Valente (2003) e Castells (2011), que destaca a importância de políticas educacionais e tecnológicas para reduzir a exclusão digital. As atividades do NID incluem a capacitação digital para diferentes públicos, abrangendo desde crianças até idosos, com oficinas e palestras que variam de habilidades básicas a avançadas. Atualmente, está sendo implementado nas comunidades carentes nas proximidades da Faculdade Estácio de Macapá. A carência de acesso à tecnologia nessas comunidades limita as oportunidades educacionais e profissionais, perpetuando ciclos de exclusão digital. Os principais resultados indicam um aumento significativo na inclusão digital das comunidades atendidas, melhoria nas habilidades digitais dos participantes e maior acesso a oportunidades educacionais e profissionais. O estudo conclui que iniciativas como o NID são fundamentais para promover uma sociedade mais inclusiva e conectada, reduzindo as desigualdades no acesso à tecnologia e proporcionando a todos a oportunidade de participar plenamente da era digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID18201_TB7608_11062024201643.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELAENNE DE OLIVEIRA FREIRE" "autor_nome_curto" => "HELAENNE" "autor_email" => "helaenneoliver@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114216 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7608 "inscrito_id" => 18201 "titulo" => "NID – NÚCLEO DE INCLUSÃO DIGITAL: PROMOVENDO O ACESSO À TECNOLOGIA E A INCLUSÃO DIGITAL." "resumo" => "Este estudo trata sobre a implementação do Laboratório de Transformação Digital (LTD) que é uma iniciativa que visa promover a transformação digital em diversas áreas por meio da tecnologia e inovação. O foco principal do estudo é o Núcleo de Inclusão Digital (NID), um componente essencial do LTD dedicado a combater a exclusão digital e se estende ao cuidado com o meio ambiente, reconhecendo a importância da sustentabilidade ambiental na era digital, o NID promove a conscientização sobre práticas sustentáveis no uso da tecnologia. Isso inclui a promoção do uso responsável de recursos naturais na produção e descarte de dispositivos eletrônicos, bem como a disseminação de conhecimentos sobre como a tecnologia pode ser uma aliada na preservação ambiental. O referencial teórico-metodológico baseia-se na análise de programas de inclusão digital existentes e na implementação de novas estratégias para ampliar o acesso à tecnologia, incluindo os trabalhos de Valente (2003) e Castells (2011), que destaca a importância de políticas educacionais e tecnológicas para reduzir a exclusão digital. As atividades do NID incluem a capacitação digital para diferentes públicos, abrangendo desde crianças até idosos, com oficinas e palestras que variam de habilidades básicas a avançadas. Atualmente, está sendo implementado nas comunidades carentes nas proximidades da Faculdade Estácio de Macapá. A carência de acesso à tecnologia nessas comunidades limita as oportunidades educacionais e profissionais, perpetuando ciclos de exclusão digital. Os principais resultados indicam um aumento significativo na inclusão digital das comunidades atendidas, melhoria nas habilidades digitais dos participantes e maior acesso a oportunidades educacionais e profissionais. O estudo conclui que iniciativas como o NID são fundamentais para promover uma sociedade mais inclusiva e conectada, reduzindo as desigualdades no acesso à tecnologia e proporcionando a todos a oportunidade de participar plenamente da era digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID18201_TB7608_11062024201643.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELAENNE DE OLIVEIRA FREIRE" "autor_nome_curto" => "HELAENNE" "autor_email" => "helaenneoliver@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }