Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO: MUSICALIDADE, LEITURA E ESCRITA A PARTIR DO RESGATE CULTURAL DAS CANTIGAS POPULARES.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A pesquisa é resultado de uma experiência realizada em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Municipal José Ferreira dos Prazeres, na cidade de Lajedo-PE. No início do ano letivo de 2023, foram diagnosticadas inúmeras dificuldades no trabalho com o texto. Aquele amontoado de letras, palavras, versos, estrofes e/ou parágrafos causavam desconforto e amedrontava os estudantes. Mediante tal situação, o docente se deparou com a seguinte problemática: como desenvolver um trabalho em alfabetização que considerasse o texto como eixo estruturante e elemento norteador dos trabalhos na disciplina de Língua Portuguesa, conforme evidencia a BNCC? A partir das pesquisas realizadas, foi selecionado o gênero: cantigas populares buscando-se promover uma imersão cultural, bem como o estabelecimento do contato e valorização da cultura popular brasileira, a expansão da oralidade, a difusão da musicalidade no contexto escolar e a promoção do acesso ao mundo letrado. Preconizando-se pela garantia de ações desenvolvidas com base no gênero textual sob uma perspectiva inclusiva, musical, lúdica e dinâmica. Considerando o texto como eixo estruturante das ações em alfabetização e elemento norteador do ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como fundamentação teórico-metodológica a pesquisa embasou-se em Soares (2018); Ferreiro e Teberosky (1999); Rojo (2012); Zabala (2009); Lima; Jung e Silva (2019); Amorim e Protásio (2019); Pernambuco (2019). Em suma, a pesquisa demonstra que a consideração do gênero textual como elemento norteador da alfabetização e ensino de Língua Portuguesa impulsionaram a alfabetização e o letramento, como também, ampliaram o desenvolvimento e expansão das capacidades expressivas, cognitivas, afetivas, emocionais e motoras indispensáveis a essa etapa de escolarização. A pesquisa aponta que no início da investigação apenas 13,5% de um total de 23 discentes estavam alfabetizados. Enquanto ao final do estudo 86,5% demonstraram estarem plenamente alfabetizados.

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