RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O USO DE CHARGES E/OU TIRINHAS COMO ELEMENTOS MOTIVADORES DISCURSSIVOS NAS AULAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111445 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3622 "inscrito_id" => 7903 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O USO DE CHARGES E/OU TIRINHAS COMO ELEMENTOS MOTIVADORES DISCURSSIVOS NAS AULAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA" "resumo" => "As aulas de Iniciação Científica na rede pública envolvendo a mediação por tecnologias tem sido muito motivadora e ao mesmo tempo dinâmicas. Uma proposta para se trabalhar os conceitos científicos atrelados aos objetos de conhecimento voltados para juventude digitalmente conectadas é a produção de charges e/ou tirinhas pedagógicas. O uso de tirinhas ou charges como uma linguagem contemporânea e midiática pode ser uma boa estratégia para auxiliar nos processos educativos na educação básica. Assim, buscando explorar mais essa linguagem midiática no meio educacional, e relacionar o seu aspecto discursivo, o objetivo deste artigo foi o de apresentar uma atividade realizada com alunos do ensino médio em 2023-2024, com o uso de charges e/ou tirinhas nas aulas de Iniciação Científica como forma de dialogar com os objetos de conhecimentos propostos pela área em consonância como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Regionais da Bahia (DCRB), especialmente ao voltado para a Área de Ciências da Natureza, atrelados às práticas da cultura digital no ambiente escolar. A temática escolhida para vivência foi ‘Protagonismo Juvenil: Identidade e Cidadania’, como forma de desenvolver o pensamento crítico e protagonismo. A metodologia aplicada foi a de estudo de caso, com a mediação das tecnologias e análise das narrativas produzidas pelos alunos por meio da aprendizagem criativa. Os resultados expressam o desenvolvimento criativo e a produção de charges ou tirinhas, como linguagem comunicacional envolvendo conteúdos científicos e que conseguiram atender aos pilares da aprendizagem criativa no desenvolvimento da atividade proposta, constituindo seu aspecto e relevância discursiva desta ferramenta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7903_TB3622_13102024192859.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA LUCIA PITA DE OLIVEIRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Sandra Lucia Pi" "autor_email" => "sandrapita@uol.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111445 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3622 "inscrito_id" => 7903 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O USO DE CHARGES E/OU TIRINHAS COMO ELEMENTOS MOTIVADORES DISCURSSIVOS NAS AULAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA" "resumo" => "As aulas de Iniciação Científica na rede pública envolvendo a mediação por tecnologias tem sido muito motivadora e ao mesmo tempo dinâmicas. Uma proposta para se trabalhar os conceitos científicos atrelados aos objetos de conhecimento voltados para juventude digitalmente conectadas é a produção de charges e/ou tirinhas pedagógicas. O uso de tirinhas ou charges como uma linguagem contemporânea e midiática pode ser uma boa estratégia para auxiliar nos processos educativos na educação básica. Assim, buscando explorar mais essa linguagem midiática no meio educacional, e relacionar o seu aspecto discursivo, o objetivo deste artigo foi o de apresentar uma atividade realizada com alunos do ensino médio em 2023-2024, com o uso de charges e/ou tirinhas nas aulas de Iniciação Científica como forma de dialogar com os objetos de conhecimentos propostos pela área em consonância como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Regionais da Bahia (DCRB), especialmente ao voltado para a Área de Ciências da Natureza, atrelados às práticas da cultura digital no ambiente escolar. A temática escolhida para vivência foi ‘Protagonismo Juvenil: Identidade e Cidadania’, como forma de desenvolver o pensamento crítico e protagonismo. A metodologia aplicada foi a de estudo de caso, com a mediação das tecnologias e análise das narrativas produzidas pelos alunos por meio da aprendizagem criativa. Os resultados expressam o desenvolvimento criativo e a produção de charges ou tirinhas, como linguagem comunicacional envolvendo conteúdos científicos e que conseguiram atender aos pilares da aprendizagem criativa no desenvolvimento da atividade proposta, constituindo seu aspecto e relevância discursiva desta ferramenta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7903_TB3622_13102024192859.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA LUCIA PITA DE OLIVEIRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Sandra Lucia Pi" "autor_email" => "sandrapita@uol.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }