O Projeto intitulado: Eu Sou Diferente. E você? nasceu da observação do fato de que alguns alunos de uma turma de 1º ano da escola na qual lecionamos, que possuem necessidades educacionais especiais, apresentavam comportamento introvertido e tinham dificuldade em interagir com demais colegas e acabavam por se isolar. Para conhecer mais aprofundadamente as necessidades, potencialidade e preferencias de cada aluno, foram realizadas reuniões com familiares, e contamos com a colaboração da secretaria/coordenação da escola. A democratização e universalização do ensino trouxe consigo um grande desafio: ofertar educação de qualidade e com equidade para todos. Neste sentido, o processo de inclusão escolar tem exigido urgente suporte e preparação dos educadores envolvidos nela. Nossos estudos estão respaldados nos aportes teóricos dos autores: Barbato (2008), BNCC (2018), Braga (2018), Figueiredo (2010), Giffoni (2010) e Porto (2012). O projeto foi dividido em três fases: diagnóstica; pesquisa e planejamento; e execução. Iniciamos com as avaliações sobre concepções das crianças acerca do assunto, posteriormente vieram às pesquisas e preparação do material adaptado às demandas da turma, e por fim a execução do projeto. Constatamos que a escola possui um percentual significativo de alunos com deficiência ou algum tipo de transtorno, e que se faz pertinente ser um lugar de acolhimento e que insere todos os alunos, respeitando as diferenças e peculiaridade individuais, trabalhando com o conceito de equidade no cotidiano da escola. Partindo desta assertiva, o projeto visa sensibilizar a comunidade escolar, incentivar a leitura e aprofundar temas transversais como respeito mútuo e inclusão, a partir de atividades lúdicas e prazerosas, com suporte dos Gibis da Turma da Mônica que possuem personagens diversos. A escola inclusiva busca além de reforçar a interação solidária entre as crianças, ajudá-las a se perceberem como parte de um todo, reconhecendo e respeitando características individuais.