A educação para a sustentabilidade precisa ser compreendida como um paradigma estabelecido em conhecimento direcionado à percepção socioambiental, capaz de despertar sentidos de participação, proatividade e sensibilidade a toda a sociedade. Desta forma, os trabalhos voltados à educação ambiental tornam-se fundamentais. Portanto, motivar a temática à educação infantil possibilita o aumento da capacidade de conscientização e sensibilidade, pois o desenvolvimento da conexão emocional com as questões ambientais auxilia na capacidade da criança entender a importância, não só de preservar ou cuidar, mas, sobretudo, de entender que ela faz parte do planeta. Nesse contexto, considerar o tempo e espaço infantil torna-se essencial. Assim, este artigo teve como objetivo desenvolver valores ambientais de forma lúdica a partir de brincadeiras e trilha perceptiva, além de analisar de que forma esses valores são assimilados pelas crianças. A metodologia utilizada foi estudo de caso e também, pesquisa bibliográfica. E a abordagem foi qualitativa. O aporte teórico fundamentou-se em Dias (2006); Carvalho (2012); Tristão (2004); Reigota (2016); Brougere (2011); Vygotsky (1984 e 2010). Como resultados se pode afirmar que as brincadeiras fortaleceram o reconhecimento e sensibilidade ambiental. Ao desenvolver a temática ambiental de forma lúdica se favoreceu a afetividade entre as crianças e a relação com o ambiente, o que pode ser considerado significativo na construção de conhecimento, percepção e sensibilização ambiental.