A educação superior desempenha um papel fundamental na formação de profissionais qualificados e na promoção do desenvolvimento social e econômico. Ao longo das últimas décadas, o acesso ao ensino superior tem se expandido significativamente, proporcionando oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal para milhões de indivíduos. No entanto, o impacto dessa educação além dos muros das instituições de ensino permanece uma área de interesse e investigação crucial. O objetivo da pesquisa é investigar na perspectiva dos egressos do Curso de Pedagogia e Letras, Da Universidade Estadual do Tocantins-UNITINS, Câmpus Araguatins, os desafios enfrentados pelos egressos do ensino superior em sua transição para o mercado de trabalho, bem como as estratégias utilizadas para superá-los, visando fornecer insights para o aprimoramento das práticas educacionais e o desenvolvimento de políticas institucionais voltadas para o sucesso profissional dos graduados. Os procedimentos metodológicos acionam os pressupostos da pesquisa quantiqualitativa e estudo de caso, com egressos dos Cursos de Letras e Pedagogia Unitins, Câmpus Araguatins. Os resultados apontaram que a maioria dos egressos escolheram a respectiva área de formação por considerarem boas as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. No entanto, os participantes de ambos os cursos demoraram de 1 a 3 meses para obter o primeiro emprego na área de atuação. As justificativas para estarem fora do mercado para o qual se prepararam variam entre a não oportunidade de emprego; a decisão de investirem em outra formação e o fato de considerarem que o campo está desvalorizado. O monitoramento dos ex-alunos é um procedimento essencial que contribui para o aprimoramento contínuo da excelência educacional e para a capacitação de profissionais mais competentes. Essa prática não só traz benefícios às instituições acadêmicas, mas também aos graduados, os quais recebem uma formação alinhada com as exigências do mercado de trabalho, aumentando suas chances de êxito profissional.