O presente projeto propôs a atuação investigativa de alunos do 5° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Izabel Angarita, localizada na zona sul da cidade de Manaus. Com o objetivo de conhecer as contribuições da utilização do diário de campo digital, na prática de pesquisa em horta escolar. A partir da abordagem qualitativa, com a observação participante dos educandos, primeiramente junto à gerência de tecnologia da SEMED, no processo de criação do aplicativo que foi utilizado como diário de campo digital. E, por conseguinte na realização de estudo das sementes de hortaliças e verduras que serão cultivadas, bem como os cuidados básicos para seu plantio, cultivo, colheita e posterior utilização no consumo alimentar da merenda escolar. Tivemos então a interação prática de pesquisa em horticultura, tendo como recurso tecnológico o uso de tablets para registro da evolução investigativa, com a promoção de momentos de roda de conversa que favoreceram a exposição e análise pessoal e grupal dos pontos observados durante as atividades, ao respectivo conteúdo explorado na disciplina de ciências. Pautados na premissa de que a dinâmica entre ciência e tecnologia é a base para o progresso da sociedade como um todo e do entendimento pessoal de cada indivíduo, já que a ciência busca compreender a natureza e os fenômenos que ocorrem no mundo, e a tecnologia procura aplicar esse conhecimento de forma prática, desenvolvendo ferramentas e recursos que favorecem a vida humana. Observou-se que toda esta vivência aliada ao uso do diário de campo digital, colaborou diretamente para o desenvolvimento do senso crítico, na construção do perfil científico dos educandos durante a ação investigativa. Logo, é possível afirmar que tais ações são motivadoras na atuação do professor como mediador e instigador da curiosidade do aluno, afim de validá-los enquanto pesquisadores.