PRÁTICA DE PESQUISA EM HORTA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO DE CAMPO DIGITAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110257 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1970 "inscrito_id" => 9376 "titulo" => "PRÁTICA DE PESQUISA EM HORTA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO DE CAMPO DIGITAL" "resumo" => "O presente projeto propôs a atuação investigativa de alunos do 5° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Izabel Angarita, localizada na zona sul da cidade de Manaus. Com o objetivo de conhecer as contribuições da utilização do diário de campo digital, na prática de pesquisa em horta escolar. A partir da abordagem qualitativa, com a observação participante dos educandos, primeiramente junto à gerência de tecnologia da SEMED, no processo de criação do aplicativo que foi utilizado como diário de campo digital. E, por conseguinte na realização de estudo das sementes de hortaliças e verduras que serão cultivadas, bem como os cuidados básicos para seu plantio, cultivo, colheita e posterior utilização no consumo alimentar da merenda escolar. Tivemos então a interação prática de pesquisa em horticultura, tendo como recurso tecnológico o uso de tablets para registro da evolução investigativa, com a promoção de momentos de roda de conversa que favoreceram a exposição e análise pessoal e grupal dos pontos observados durante as atividades, ao respectivo conteúdo explorado na disciplina de ciências. Pautados na premissa de que a dinâmica entre ciência e tecnologia é a base para o progresso da sociedade como um todo e do entendimento pessoal de cada indivíduo, já que a ciência busca compreender a natureza e os fenômenos que ocorrem no mundo, e a tecnologia procura aplicar esse conhecimento de forma prática, desenvolvendo ferramentas e recursos que favorecem a vida humana. Observou-se que toda esta vivência aliada ao uso do diário de campo digital, colaborou diretamente para o desenvolvimento do senso crítico, na construção do perfil científico dos educandos durante a ação investigativa. Logo, é possível afirmar que tais ações são motivadoras na atuação do professor como mediador e instigador da curiosidade do aluno, afim de validá-los enquanto pesquisadores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID9376_TB1970_31032024204259.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMANTHA CUNHA DE MESQUITA" "autor_nome_curto" => "SAMANTHA CUNHA" "autor_email" => "samantha.mesquita@semed.manaus.am.gov.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC (SENACSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110257 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1970 "inscrito_id" => 9376 "titulo" => "PRÁTICA DE PESQUISA EM HORTA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO DE CAMPO DIGITAL" "resumo" => "O presente projeto propôs a atuação investigativa de alunos do 5° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Izabel Angarita, localizada na zona sul da cidade de Manaus. Com o objetivo de conhecer as contribuições da utilização do diário de campo digital, na prática de pesquisa em horta escolar. A partir da abordagem qualitativa, com a observação participante dos educandos, primeiramente junto à gerência de tecnologia da SEMED, no processo de criação do aplicativo que foi utilizado como diário de campo digital. E, por conseguinte na realização de estudo das sementes de hortaliças e verduras que serão cultivadas, bem como os cuidados básicos para seu plantio, cultivo, colheita e posterior utilização no consumo alimentar da merenda escolar. Tivemos então a interação prática de pesquisa em horticultura, tendo como recurso tecnológico o uso de tablets para registro da evolução investigativa, com a promoção de momentos de roda de conversa que favoreceram a exposição e análise pessoal e grupal dos pontos observados durante as atividades, ao respectivo conteúdo explorado na disciplina de ciências. Pautados na premissa de que a dinâmica entre ciência e tecnologia é a base para o progresso da sociedade como um todo e do entendimento pessoal de cada indivíduo, já que a ciência busca compreender a natureza e os fenômenos que ocorrem no mundo, e a tecnologia procura aplicar esse conhecimento de forma prática, desenvolvendo ferramentas e recursos que favorecem a vida humana. Observou-se que toda esta vivência aliada ao uso do diário de campo digital, colaborou diretamente para o desenvolvimento do senso crítico, na construção do perfil científico dos educandos durante a ação investigativa. Logo, é possível afirmar que tais ações são motivadoras na atuação do professor como mediador e instigador da curiosidade do aluno, afim de validá-los enquanto pesquisadores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID9376_TB1970_31032024204259.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMANTHA CUNHA DE MESQUITA" "autor_nome_curto" => "SAMANTHA CUNHA" "autor_email" => "samantha.mesquita@semed.manaus.am.gov.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC (SENACSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }