A formação docente se trata de um processo de aprendizagem que habilita os sujeitos a atuarem e/ou se aperfeiçoarem como professores. Destarte, se trata de uma atividade complexa, conjecturando com a necessidade de formar para além somente de conteúdos de determinada área, pois a formação docente, em sua totalidade, deve se preocupar com os aspectos social, cultural, econômico e político, tendo em vista a transformação da realidade. A pós-graduação strictu sensu se trata do trilhar por caminhos mais amplos no processo formativo tanto acadêmico como profissional, e no quesito formação de professores, a pós se torna uma ferramenta primordial para a quebra de paradigmas que impactam na prática do profissional que atua como agente transformador social. A partir deste cenário e considerando a experiência formativa nos países Brasil e Espanha, este trabalho tem como objeto de estudo um estudo comparativo da formação docente na pós-graduação entre os países mencionados. Tendo em vista o exposto, o objetivo desta pesquisa se trata de investigar a formação docente na pós-graduação strictu sensu através de um estudo comparativo entre Brasil e Espanha. Para a concretização do trabalho, a pesquisa tem abordagem qualitativa, uma vez que esta contribui para investigar e compreender os fenômenos que se pretende estudar, e tem como método as pesquisas documental e bibliográfica. Para a primeira, a utilização de documentos normativos de ambos os países que tratam sobre a pós-graduação strictu sensu, e a segunda para validar a análise realizada através do pensamento de autores modernos e clássicos, nacionais e internacionais, tais como: Nóvoa (2019), Alonso e Muñoz (2015), Almeida e Pimenta (2014), Zabalza (2004), entre outros. Como resultado a pesquisa apresenta que existe uma enorme diferença estrutural e organizacional, principalmente em relação ao currículo, mas que ambas contribuem significativamente para a formação docente, tendo como princípio a transformação da realidade.