Este trabalho consiste em uma abordagem introdutória sobre as possíveis contribuições que a concepção de avaliação formativa da aprendizagem associada à promoção da saúde mental no ambiente escolar pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem estudantil. Conforme apontam as pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2009 e 2019, inúmeros aspectos da vida dos estudantes influenciam o desenvolvimento de doenças relacionadas à saúde mental. Nesse contexto, infere-se que a incidência alarmante de tais patologias no âmbito da vida escolar tem grande potencial de dano, no sentido de comprometer o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes no percurso formativo escolar. Nesse busca-se utilizar a base amostral da referida pesquisa, no sentido de estudar, em caráter específico, o segmento do 9º ano do Ensino Fundamental, restringindo-se ao recorte de período mencionado anteriormente. Assim, este trabalho se debruça para analisar como a concepção de avaliação formativa da aprendizagem estudantil associada à promoção da saúde mental na escola pode contribuir para o percurso de aprendizagem dos estudantes. Para isso, o caminho metodológico definido concentrou-se na coleta de dados através de uma pesquisa bibliográfica sobre a saúde mental de estudantes do Ensino Fundamental, na base de dados disponibilizada no site do IBGE. Em seguida, procedeu-se a leitura e a análise do material publicado, bem como a sistematização dos resultados obtidos na pesquisa, indicando a existência de correlações frutíferas, onde a promoção da saúde mental na escola associada a avaliação formativa da aprendizagem podem contribuir para o percurso de aprendizagem dos estudantes.