RELAÇÕES ENTRE FATORES ACADÊMICOS E A SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRR / CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110307 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2038 "inscrito_id" => 5066 "titulo" => "RELAÇÕES ENTRE FATORES ACADÊMICOS E A SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRR / CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE" "resumo" => "O estudo das relações entre Fatores Acadêmicos e Saúde Mental dos Estudantes dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Boa Vista Zona Oeste do IFRR objetivou analisar as relações entre ansiedade, depressão e estresse com a qualidade das vivências acadêmicas estabelecidas durante o primeiro ano de ingresso nos cursos técnicos, a partir da compreensão da relação entre adoecimento e fatores acadêmicos e sua interferência no processo de aprendizagem dos estudantes, visando à reflexão sobre possíveis estratégias que favoreçam experiências acadêmicas mais positivas com foco no êxito escolar. A pesquisa teve como base teórica os estudos que possibilitam maior compreensão acerca da crença de “Autoeficácia”, conceito defendido pelos autores Valdebenito (2017), Souza (2013) e Pocinho e Capelo (2009). Trata-se de uma pesquisa básica de natureza qualitativa, com abordagem de caráter descritivo, caracterizada como um estudo de caso. Foi aplicado um questionário que obteve como retorno 20% dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, no período letivo de 2021. A pesquisa contemplou questões relacionadas à: Caracterização sociodemográfica e acadêmica; Comportamentos de saúde; Histórico de saúde mental; e Percepção de vulnerabilidade em saúde mental. Analisou-se que 33,3% dos estudantes procuraram ajuda psicológica ou psiquiátrica no último ano e 16,7% fizeram acompanhamento psicoterápico ou psiquiátrico. E, ainda, 38,9% possuem histórico familiar de Transtornos Mentais e 50% indicaram que as atividades desenvolvidas na condição de estudante no IFRR, afeta a saúde mental de seus colegas, e, 22,2% assinalaram que as atividades desenvolvidas afetam a própria saúde mental. Dessa forma, compreende-se a relevância desse estudo para a discussão da política de assistência psicossocial aos estudantes que ingressam nos cursos técnicos ofertados em regime integral no IFRR, considerando o contexto social e familiar que os estudantes possuem, assim como analisar como a rotina escolar pode acentuar a saúde mental destes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5066_TB2038_27102024171315.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "HUDSON" "autor_email" => "hudson.oliveira@ifrr.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110307 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2038 "inscrito_id" => 5066 "titulo" => "RELAÇÕES ENTRE FATORES ACADÊMICOS E A SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRR / CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE" "resumo" => "O estudo das relações entre Fatores Acadêmicos e Saúde Mental dos Estudantes dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Boa Vista Zona Oeste do IFRR objetivou analisar as relações entre ansiedade, depressão e estresse com a qualidade das vivências acadêmicas estabelecidas durante o primeiro ano de ingresso nos cursos técnicos, a partir da compreensão da relação entre adoecimento e fatores acadêmicos e sua interferência no processo de aprendizagem dos estudantes, visando à reflexão sobre possíveis estratégias que favoreçam experiências acadêmicas mais positivas com foco no êxito escolar. A pesquisa teve como base teórica os estudos que possibilitam maior compreensão acerca da crença de “Autoeficácia”, conceito defendido pelos autores Valdebenito (2017), Souza (2013) e Pocinho e Capelo (2009). Trata-se de uma pesquisa básica de natureza qualitativa, com abordagem de caráter descritivo, caracterizada como um estudo de caso. Foi aplicado um questionário que obteve como retorno 20% dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, no período letivo de 2021. A pesquisa contemplou questões relacionadas à: Caracterização sociodemográfica e acadêmica; Comportamentos de saúde; Histórico de saúde mental; e Percepção de vulnerabilidade em saúde mental. Analisou-se que 33,3% dos estudantes procuraram ajuda psicológica ou psiquiátrica no último ano e 16,7% fizeram acompanhamento psicoterápico ou psiquiátrico. E, ainda, 38,9% possuem histórico familiar de Transtornos Mentais e 50% indicaram que as atividades desenvolvidas na condição de estudante no IFRR, afeta a saúde mental de seus colegas, e, 22,2% assinalaram que as atividades desenvolvidas afetam a própria saúde mental. Dessa forma, compreende-se a relevância desse estudo para a discussão da política de assistência psicossocial aos estudantes que ingressam nos cursos técnicos ofertados em regime integral no IFRR, considerando o contexto social e familiar que os estudantes possuem, assim como analisar como a rotina escolar pode acentuar a saúde mental destes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5066_TB2038_27102024171315.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "HUDSON" "autor_email" => "hudson.oliveira@ifrr.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }