O presente trabalho objetiva compreender as práticas e combates ao cyberbullying no contexto escolar, partindo do princípio que no atual panorama educacional, essa prática surge como uma problemática cada vez mais presente na comunidade escolar, despertando a necessidade urgente de novas abordagens na busca de prevenir e enfrentar essa prática em constante crescimento. Esse tipo de bullying ocorre em ambientes virtuais, geralmente por meio de aplicativos de mensagens ou por meio das redes sociais. A pesquisa estruturou-se dentro de uma abordagem qualitativa, subsidiada por uma revisão sistemática da literatura (RSL). A coleta de dados foi realizada entre os meses de fevereiro e maio do ano de 2024 a partir de bases de dados públicas, dentre elas: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientific Eletronic Liberary Online (SCIELO). Os descritores utilizados foram: cyberbullying, escola e tecnologia com suas possíveis combinações. Dentre os trabalhos que foram encontrados através da pesquisa realizada, foram selecionados aqueles com maior conexão ou relevância com o tema do presente artigo. Os resultados identificaram que o desenvolvimento de estratégias preventivas e intervencionistas que incorporem abordagens tecnológicas para um entendimento mais aprofundado sobre o tema, capacitando educadores, pais e demais agentes da comunidade escolar na luta contra esta prática, pode contribuir de maneira eficaz na promoção de um ambiente educacional mais saudável e acolhedor. Conclui-se que o cyberbullying no contexto escolar, apesar de bastante presente, pode ser combatido, até mesmo fazendo uso daquela que é seu principal meio de propagação, a tecnologia.