O presente estudo busca analisar os processos de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino fundamental no âmbito da Educação Física Escolar, no período de agosto de 2023 a fevereiro de 2024 em três escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza. A metodologia aplicada foi qualitativa e exploratória, inserindo na pesquisa a participação da gestão escolar, dos professores de educação física, professoras pedagogas das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e pais de alunos autistas matriculados nas instituições de ensino supracitadas. Utilizando-se de entrevistas com questionários e observações das práticas de ensino e aprendizagem dos profissionais no contexto escolar, coletamos os dados necessários para o presente trabalho. Investigamos os anseios, desafios, perspectivas e as contribuições da educação física, tanto na sua prática pedagógica como na melhora das habilidades psicomotoras, socioafetivas e na qualidade de vida do aluno com TEA. O estudo evidencia a relevância da práxis pedagógica docente na inclusão dos alunos com TEA, como geradora de consciência na comunidade escolar, aglutinando pais e escola nessa causa. Ainda ressaltamos que, é nítida a necessidade de investimentos e melhorias das condições de trabalho para melhor atendimento dos discentes.