Pesquisa em andamento, financiada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ações Afirmativas (PIBIC-AF) edição 2023-2024 da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que se constitui em revisão de literatura com o objetivo investigar a aprendizagem da docência a partir dos saberes docentes constitutivos na formação do pedagogo. Um aspecto fundamental na aprendizagem da docência é a formação inicial, que nesta pesquisa se dá na formação do pedagogo, que proporciona fundamentos teóricos e práticos necessários para iniciar sua carreira apoiados nos fundamentos teóricos de Mizukami (2004; 2005; 2010), Moura (1997; 2000) e Arruda (2012). Esses autores têm contribuído para esse campo de investigação na busca de caminhos reflexivos da formação de professores pelas vivências e concepções estudadas, seja ela pessoal, permanente e contínua. Essa pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada nos estudos do Estado do Conhecimento (EC) de Morosini e Fernandes (2014) e Santos e Morossini (2021). Nesta etapa da pesquisa apresentamos alguns aspectos do referencial teórico utilizado para a escolha dos descritores “aprendizagem da docência” e “saberes docentes”, utilizados na busca nos repositórios da CAPES de 2019 a 2023 visando contribuir para investigação na área de formação inicial de pedagogos. Os resultados, parciais, mostram a relação dos saberes docentes adquiridos durante a formação inicial com as práticas de ensino, como participar do estágio curricular, estágio remunerado em escolas, participação no Programa Residência Pedagógica, Iniciação Científica, monitoria e outras atividades que colaboram na formação profissional de professores.