Com o intuito de estimular o ensino e aprendizagem da educação básica, professores e escolas procuram meios atrativos para desenvolver atividades lúdicas, capazes de despertar o interesse dos alunos pela busca do conhecimento. No primeiro semestre de 2023, os discentes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará, participaram de uma visita pedagógica ao Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP), localizado na cidade de Belém, Pará. O objetivo da visita foi conhecer o local e aprender novos métodos de se trabalhar a aprendizagem dos alunos fora do ambiente escolar, de forma que eles entendessem o propósito da visita e buscassem conhecimentos de modo lúdico e prazeroso. Neste cenário, os Espaços Não Formais de Ensino são alternativas para desenvolver este estilo de ensino e vêm sendo usados pedagogicamente fora do ambiente escolar (Santos; Teran, 2017). Este Trabalho visa apresentar o espaço visitado como um grande e importante Espaço Não Formal de Ensino e das atividades voltadas para a área da astronomia e das ciências, a finalidade do CCPP é proporcionar ao seu público estudantil, docente e comunidade em geral o conhecimento científico por meio de ações de ensino e pesquisa. A metodologia usada foi a pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Os professores em formação inicial conseguiram construir conhecimentos a respeito das características de um Espaço Não Formal de Ensino, do local visitado, da variedade de atividades oferecidas por ele e da importância de proporcionar esse tipo de ensino e aprendizagem para seus alunos.