Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ: PROMOVENDO CONHECIMENTOS ATRAVÉS DO SEU ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110922
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2882
    "inscrito_id" => 3098
    "titulo" => "CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ: PROMOVENDO CONHECIMENTOS ATRAVÉS DO SEU ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO."
    "resumo" => "Com o intuito de estimular o ensino e aprendizagem da educação básica, professores e escolas procuram meios atrativos para desenvolver atividades lúdicas, capazes de despertar o interesse dos alunos pela busca do conhecimento. No primeiro semestre de 2023, os discentes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará, participaram de uma visita pedagógica ao Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP), localizado na cidade de Belém, Pará. O objetivo da visita foi conhecer o local e aprender novos métodos de se trabalhar a aprendizagem dos alunos fora do ambiente escolar, de forma que eles entendessem o propósito da visita e buscassem conhecimentos de modo lúdico e prazeroso. Neste cenário, os Espaços Não Formais de Ensino são alternativas para desenvolver este estilo de ensino e vêm sendo usados pedagogicamente fora do ambiente escolar (Santos; Teran, 2017). Este Trabalho visa apresentar o espaço visitado como um grande e importante Espaço Não Formal de Ensino e das atividades voltadas para a área da astronomia e das ciências, a finalidade do CCPP é proporcionar ao seu público estudantil, docente e comunidade em geral o conhecimento científico por meio de ações de ensino e pesquisa. A metodologia usada foi a pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Os professores em formação inicial conseguiram construir conhecimentos a respeito das características de um Espaço Não Formal de Ensino, do local visitado, da variedade de atividades oferecidas por ele e da importância de proporcionar esse tipo de ensino e aprendizagem para seus alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3098_TB2882_08042024181251.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAULO HENRIQUE PINHEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SAULO"
    "autor_email" => "henriquesl0211@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110922
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2882
    "inscrito_id" => 3098
    "titulo" => "CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ: PROMOVENDO CONHECIMENTOS ATRAVÉS DO SEU ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO."
    "resumo" => "Com o intuito de estimular o ensino e aprendizagem da educação básica, professores e escolas procuram meios atrativos para desenvolver atividades lúdicas, capazes de despertar o interesse dos alunos pela busca do conhecimento. No primeiro semestre de 2023, os discentes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará, participaram de uma visita pedagógica ao Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP), localizado na cidade de Belém, Pará. O objetivo da visita foi conhecer o local e aprender novos métodos de se trabalhar a aprendizagem dos alunos fora do ambiente escolar, de forma que eles entendessem o propósito da visita e buscassem conhecimentos de modo lúdico e prazeroso. Neste cenário, os Espaços Não Formais de Ensino são alternativas para desenvolver este estilo de ensino e vêm sendo usados pedagogicamente fora do ambiente escolar (Santos; Teran, 2017). Este Trabalho visa apresentar o espaço visitado como um grande e importante Espaço Não Formal de Ensino e das atividades voltadas para a área da astronomia e das ciências, a finalidade do CCPP é proporcionar ao seu público estudantil, docente e comunidade em geral o conhecimento científico por meio de ações de ensino e pesquisa. A metodologia usada foi a pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Os professores em formação inicial conseguiram construir conhecimentos a respeito das características de um Espaço Não Formal de Ensino, do local visitado, da variedade de atividades oferecidas por ele e da importância de proporcionar esse tipo de ensino e aprendizagem para seus alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3098_TB2882_08042024181251.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAULO HENRIQUE PINHEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SAULO"
    "autor_email" => "henriquesl0211@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Com o intuito de estimular o ensino e aprendizagem da educação básica, professores e escolas procuram meios atrativos para desenvolver atividades lúdicas, capazes de despertar o interesse dos alunos pela busca do conhecimento. No primeiro semestre de 2023, os discentes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará, participaram de uma visita pedagógica ao Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP), localizado na cidade de Belém, Pará. O objetivo da visita foi conhecer o local e aprender novos métodos de se trabalhar a aprendizagem dos alunos fora do ambiente escolar, de forma que eles entendessem o propósito da visita e buscassem conhecimentos de modo lúdico e prazeroso. Neste cenário, os Espaços Não Formais de Ensino são alternativas para desenvolver este estilo de ensino e vêm sendo usados pedagogicamente fora do ambiente escolar (Santos; Teran, 2017). Este Trabalho visa apresentar o espaço visitado como um grande e importante Espaço Não Formal de Ensino e das atividades voltadas para a área da astronomia e das ciências, a finalidade do CCPP é proporcionar ao seu público estudantil, docente e comunidade em geral o conhecimento científico por meio de ações de ensino e pesquisa. A metodologia usada foi a pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Os professores em formação inicial conseguiram construir conhecimentos a respeito das características de um Espaço Não Formal de Ensino, do local visitado, da variedade de atividades oferecidas por ele e da importância de proporcionar esse tipo de ensino e aprendizagem para seus alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.