A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109398 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 750 "inscrito_id" => 3786 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA." "resumo" => "O seguinte estudo busca discorrer sobre a importância do brincar no processo de aprendizagem da criança centrado a educação infantil, contemplando a sistematização da valorização da infância ao longo dos anos, uma vez que, antigamente a criança era vista como um adulto em miniatura, considerada passiva, destituída da essência do ato de brincar, uma atividade fundamental para o desenvolvimento integral da criança, pois é evidente a conexão que o ocorre os assuntos brincadeira e aprendizagem, a inserção do brincar no componente curricular educacional incentiva o desenvolvimento físico, cognitivo, criativo, social e linguagem da criança. Considerando essa temática, o presente artigo trata-se de uma revisão bibliográfica desenvolvida com base referenciais de livros e artigos científicos, tendo como objetivo discutir os benefícios que a brincadeira pode dispor a aprendizagem e ao desenvolvimento infantil, utilizando o brincar em pares com intencionalidade no meio escolar para tornar o ensino produtivo por meio de práticas pedagógicas que são essenciais nos anos iniciais da educação básica. Assim, é importante relacionar o conceito de brincar com brinquedos, brincadeiras e jogos, sendo ambos desuníeis e complementares de acordo as diretrizes que reconhece os direitos da criança, tendo como norteamento teórico a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Entre os principais autores pesquisados destacou-se Vygotsky (1991), Almeida (2017), Oliveira (2011) e Borda (2005), entre outros, que fundamentam essa pesquisa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID3786_TB750_30042024230628.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE SILVA RIBEIRO CONCEICAO" "autor_nome_curto" => "CAROLINE SILVA" "autor_email" => "conceicaocaroline679@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109398 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 750 "inscrito_id" => 3786 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA." "resumo" => "O seguinte estudo busca discorrer sobre a importância do brincar no processo de aprendizagem da criança centrado a educação infantil, contemplando a sistematização da valorização da infância ao longo dos anos, uma vez que, antigamente a criança era vista como um adulto em miniatura, considerada passiva, destituída da essência do ato de brincar, uma atividade fundamental para o desenvolvimento integral da criança, pois é evidente a conexão que o ocorre os assuntos brincadeira e aprendizagem, a inserção do brincar no componente curricular educacional incentiva o desenvolvimento físico, cognitivo, criativo, social e linguagem da criança. Considerando essa temática, o presente artigo trata-se de uma revisão bibliográfica desenvolvida com base referenciais de livros e artigos científicos, tendo como objetivo discutir os benefícios que a brincadeira pode dispor a aprendizagem e ao desenvolvimento infantil, utilizando o brincar em pares com intencionalidade no meio escolar para tornar o ensino produtivo por meio de práticas pedagógicas que são essenciais nos anos iniciais da educação básica. Assim, é importante relacionar o conceito de brincar com brinquedos, brincadeiras e jogos, sendo ambos desuníeis e complementares de acordo as diretrizes que reconhece os direitos da criança, tendo como norteamento teórico a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Entre os principais autores pesquisados destacou-se Vygotsky (1991), Almeida (2017), Oliveira (2011) e Borda (2005), entre outros, que fundamentam essa pesquisa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID3786_TB750_30042024230628.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE SILVA RIBEIRO CONCEICAO" "autor_nome_curto" => "CAROLINE SILVA" "autor_email" => "conceicaocaroline679@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }