O seguinte estudo busca discorrer sobre a importância do brincar no processo de aprendizagem da criança centrado a educação infantil, contemplando a sistematização da valorização da infância ao longo dos anos, uma vez que, antigamente a criança era vista como um adulto em miniatura, considerada passiva, destituída da essência do ato de brincar, uma atividade fundamental para o desenvolvimento integral da criança, pois é evidente a conexão que o ocorre os assuntos brincadeira e aprendizagem, a inserção do brincar no componente curricular educacional incentiva o desenvolvimento físico, cognitivo, criativo, social e linguagem da criança. Considerando essa temática, o presente artigo trata-se de uma revisão bibliográfica desenvolvida com base referenciais de livros e artigos científicos, tendo como objetivo discutir os benefícios que a brincadeira pode dispor a aprendizagem e ao desenvolvimento infantil, utilizando o brincar em pares com intencionalidade no meio escolar para tornar o ensino produtivo por meio de práticas pedagógicas que são essenciais nos anos iniciais da educação básica. Assim, é importante relacionar o conceito de brincar com brinquedos, brincadeiras e jogos, sendo ambos desuníeis e complementares de acordo as diretrizes que reconhece os direitos da criança, tendo como norteamento teórico a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Entre os principais autores pesquisados destacou-se Vygotsky (1991), Almeida (2017), Oliveira (2011) e Borda (2005), entre outros, que fundamentam essa pesquisa.