A INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA E A MEDIAÇÃO DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A) NO ÂMBITO DAS PRATICAS DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DOIS RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SÃO RAIMUNDO NONATO/ PI E JUAZEIRO/BA EM FOCO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114143 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7490 "inscrito_id" => 696 "titulo" => "A INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA E A MEDIAÇÃO DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A) NO ÂMBITO DAS PRATICAS DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DOIS RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SÃO RAIMUNDO NONATO/ PI E JUAZEIRO/BA EM FOCO" "resumo" => "Dentro do contexto escolar podemos destacar alguns sujeitos importantes que desenvolvem ações relevantes na elaboração e consolidação dos objetivos da aprendizagem. Um desses sujeitos é o(a) Coordenador(a) Pedagógico(a), responsável pelo acompanhamento e orientação dos professores. É ele que coordena toda ação educativa, elabora projetos e planejamento juntamente com o Corpo Docente e Gestão. Este trabalho tem como questão norteadora refletir sobre as atribuições do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a), além de destacar o papel de mediador nas ações, pautadas com intencionalidade pedagógica e propor uma ação reflexiva no âmbito das práticas de Leitura e Escrita. Esse estudo trata-se tanto de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, baseado na discussão de ideias dos principais autores como Soares (2020) Vasconcellos (2002) Oliveira (2013) entre outros. A principal justificativa para esse trabalho está associada principalmente na relação da intencionalidade pedagógica e mediação do(a) coordenador(a) para que os objetivos da aprendizagem sejam assegurados de fato. O(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) é responsável pela articulação entre gestão e professores, assim como na promoção de reuniões, formações, acompanhamento do trabalho pedagógico e quando necessário, na proposição das ações interventivas, considerando as necessidades didático-pedagógicas. Os resultados obtidos a partir da analise e discussão dos dados coletados na observação e por meio das reflexões obtidas no exercício da escrita do relato de experiência, mostram a importância do trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) para a construção de uma aprendizagem significativa nesses munícipios, oferecendo subsídios formativos para a tomada de decisão das instituições educacionais, no que diz respeito as práticas de Leitura e Escrita, na perspectiva de contribuir para um novo (re)pensar quanto a oferta das Formações Continuadas tanto para o público dos(as) Coordenadores Pedagógicos(as) e Docentes, obtendo como produto dessa ação-reflexão-ação, a construção de novos saberes, competência técnica imprescindível para desenvolver uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID696_TB7490_10062024235209.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÉLIA BRITO ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LÉLIA" "autor_email" => "profleliabrito@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114143 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7490 "inscrito_id" => 696 "titulo" => "A INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA E A MEDIAÇÃO DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A) NO ÂMBITO DAS PRATICAS DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DOIS RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SÃO RAIMUNDO NONATO/ PI E JUAZEIRO/BA EM FOCO" "resumo" => "Dentro do contexto escolar podemos destacar alguns sujeitos importantes que desenvolvem ações relevantes na elaboração e consolidação dos objetivos da aprendizagem. Um desses sujeitos é o(a) Coordenador(a) Pedagógico(a), responsável pelo acompanhamento e orientação dos professores. É ele que coordena toda ação educativa, elabora projetos e planejamento juntamente com o Corpo Docente e Gestão. Este trabalho tem como questão norteadora refletir sobre as atribuições do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a), além de destacar o papel de mediador nas ações, pautadas com intencionalidade pedagógica e propor uma ação reflexiva no âmbito das práticas de Leitura e Escrita. Esse estudo trata-se tanto de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, baseado na discussão de ideias dos principais autores como Soares (2020) Vasconcellos (2002) Oliveira (2013) entre outros. A principal justificativa para esse trabalho está associada principalmente na relação da intencionalidade pedagógica e mediação do(a) coordenador(a) para que os objetivos da aprendizagem sejam assegurados de fato. O(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) é responsável pela articulação entre gestão e professores, assim como na promoção de reuniões, formações, acompanhamento do trabalho pedagógico e quando necessário, na proposição das ações interventivas, considerando as necessidades didático-pedagógicas. Os resultados obtidos a partir da analise e discussão dos dados coletados na observação e por meio das reflexões obtidas no exercício da escrita do relato de experiência, mostram a importância do trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) para a construção de uma aprendizagem significativa nesses munícipios, oferecendo subsídios formativos para a tomada de decisão das instituições educacionais, no que diz respeito as práticas de Leitura e Escrita, na perspectiva de contribuir para um novo (re)pensar quanto a oferta das Formações Continuadas tanto para o público dos(as) Coordenadores Pedagógicos(as) e Docentes, obtendo como produto dessa ação-reflexão-ação, a construção de novos saberes, competência técnica imprescindível para desenvolver uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID696_TB7490_10062024235209.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÉLIA BRITO ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LÉLIA" "autor_email" => "profleliabrito@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }