MATEMÁTICA EM FOCO: AÇÃO FORMATIVA NA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA/GO.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110082 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1719 "inscrito_id" => 2555 "titulo" => "MATEMÁTICA EM FOCO: AÇÃO FORMATIVA NA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA/GO." "resumo" => "A Secretaria Municipal de Educação de Goiânia/GO, por meio da Superintendência Pedagógica da Educação, Diretoria Pedagógica e Gerência de Formação dos Profissionais (GERFOR), tem promovido ações voltadas para a garantia da formação continuada dos profissionais da educação. Como preceito legal, a formação continuada se inscreve em um conjunto de políticas públicas cujo foco é a efetiva aprendizagem do estudante. Consideramos o diálogo entre a teoria e a prática conforme as ideias de Libâneo (2004), para quem a formação docente precisa considerar o contexto social e as circunstâncias em que acontece o processo formativo, um processo envolto em valores oriundos da própria escola e da sociedade. A GERFOR promoveu em 2023 a ação formativa “Matemática em Foco”, articulando o material Estruturado Aprender Sempre com o Documento Curricular Ampliado para Goiás para aos professores referência do 5º ano. Esse público justifica-se para atender as dificuldades de ensinar determinados objetos de conhecimento/conteúdo pelos professores, relatadas em formações anteriores. O objetivo da ação formativa é subsidiar o trabalho dos pedagogos do 5º ano, para que possam desenvolver ações pedagógicas junto aos estudantes, a fim de promover a recomposição, recuperação e o aprofundamento das aprendizagens do componente curricular de Matemática. Nesse percurso formativo, os diálogos e as práticas pedagógicas possibilitam aos professores o estudo, a reflexão sobre a práxis pedagógica, a ressignificação, a avaliação do próprio trabalho e consequentemente a promoção da aprendizagem significativa dos estudantes. Recorremos às teorias de Vigostski que destaca a importância da compreensão do desenvolvimento humano e das relações que são estabelecidas a partir da mediação constituída entre o sujeito, a cultura e o social, sendo que a construção do conhecimento encontra-se relacionada à produção cultural e às relações sociais, situação que evoca o desenvolvimento intelectual que se apresenta por meio das relações histórico-culturais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2555_TB1719_05042024110003.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGINA ALVES COSTA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "REGINA" "autor_email" => "regina_cfernandes@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SULAMERICANA (FASAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110082 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1719 "inscrito_id" => 2555 "titulo" => "MATEMÁTICA EM FOCO: AÇÃO FORMATIVA NA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA/GO." "resumo" => "A Secretaria Municipal de Educação de Goiânia/GO, por meio da Superintendência Pedagógica da Educação, Diretoria Pedagógica e Gerência de Formação dos Profissionais (GERFOR), tem promovido ações voltadas para a garantia da formação continuada dos profissionais da educação. Como preceito legal, a formação continuada se inscreve em um conjunto de políticas públicas cujo foco é a efetiva aprendizagem do estudante. Consideramos o diálogo entre a teoria e a prática conforme as ideias de Libâneo (2004), para quem a formação docente precisa considerar o contexto social e as circunstâncias em que acontece o processo formativo, um processo envolto em valores oriundos da própria escola e da sociedade. A GERFOR promoveu em 2023 a ação formativa “Matemática em Foco”, articulando o material Estruturado Aprender Sempre com o Documento Curricular Ampliado para Goiás para aos professores referência do 5º ano. Esse público justifica-se para atender as dificuldades de ensinar determinados objetos de conhecimento/conteúdo pelos professores, relatadas em formações anteriores. O objetivo da ação formativa é subsidiar o trabalho dos pedagogos do 5º ano, para que possam desenvolver ações pedagógicas junto aos estudantes, a fim de promover a recomposição, recuperação e o aprofundamento das aprendizagens do componente curricular de Matemática. Nesse percurso formativo, os diálogos e as práticas pedagógicas possibilitam aos professores o estudo, a reflexão sobre a práxis pedagógica, a ressignificação, a avaliação do próprio trabalho e consequentemente a promoção da aprendizagem significativa dos estudantes. Recorremos às teorias de Vigostski que destaca a importância da compreensão do desenvolvimento humano e das relações que são estabelecidas a partir da mediação constituída entre o sujeito, a cultura e o social, sendo que a construção do conhecimento encontra-se relacionada à produção cultural e às relações sociais, situação que evoca o desenvolvimento intelectual que se apresenta por meio das relações histórico-culturais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2555_TB1719_05042024110003.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGINA ALVES COSTA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "REGINA" "autor_email" => "regina_cfernandes@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SULAMERICANA (FASAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }