A EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE MUNICIPAL DE ALTINHO – PE: INICIATIVAS DA GESTÃO PÚBLICA PARA A GARANTIA DE DIREITOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112686 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5419 "inscrito_id" => 14673 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE MUNICIPAL DE ALTINHO – PE: INICIATIVAS DA GESTÃO PÚBLICA PARA A GARANTIA DE DIREITOS" "resumo" => "A educação especial na perspectiva da educação inclusiva é transformadora para pessoas com deficiência. A escola é onde o indivíduo começa a interagir e socializar com um grupo maior de pessoas além da família, enfrentando regras e rotinas diferentes do ambiente doméstico, tornando a experiência escolar desafiadora. Ao entender que todos são capazes de aprender, independentemente de sua condição, o município de Altinho – PE vem viabilizando a oferta da educação em ambientes acolhedores com acessibilidade arquitetônica e pedagógica, garantindo profissionais capacitados para atuar com esses estudantes e eliminar barreiras atitudinais, físicas e adaptativas, com vistas a ações essenciais para uma educação de qualidade e equitativa. Este estudo utilizou abordagem qualitativa descritiva, conforme a metodologia de Santos (2020), por meio de entrevistas semiestruturadas com professores, gestores e famílias, além de observações em sala de aula. Nesse contexto, a Secretaria Municipal de Educação tem aumentado o número de profissionais especializados e promovido formação continuada para professores, profissionais de apoio escolar, equipes gestoras e coordenadores. Essas iniciativas têm contribuído significativamente para o desenvolvimento escolar e social dos estudantes, cujas necessidades educacionais individuais são respeitadas e atendidas. As habilidades aprendidas na escola são consolidadas em outros contextos sociais, melhorando a qualidade de vida dos estudantes e suas famílias. Lima (2018) reforça a importância dessas iniciativas, mostrando que um ambiente escolar inclusivo fomenta a autonomia e a participação ativa dos estudantes na sociedade. Além disso, o município tem investido em infraestrutura e tecnologia assistiva, tornando o ambiente escolar mais acessível e favorecendo o aprendizado. A integração de práticas pedagógicas inovadoras e a colaboração entre educadores e famílias têm sido fundamentais para o sucesso dessas iniciativas. Dessa forma, a educação inclusiva em Altinho exemplifica um modelo eficaz de inclusão e desenvolvimento educacional, demonstrando como políticas educacionais bem implementadas podem transformar vidas e promover a equidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14673_TB5419_30092024155413.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JANAÍNA DA SILVA MORAIS" "autor_nome_curto" => "JANAÍNA" "autor_email" => "inclusao.altinho21@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112686 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5419 "inscrito_id" => 14673 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE MUNICIPAL DE ALTINHO – PE: INICIATIVAS DA GESTÃO PÚBLICA PARA A GARANTIA DE DIREITOS" "resumo" => "A educação especial na perspectiva da educação inclusiva é transformadora para pessoas com deficiência. A escola é onde o indivíduo começa a interagir e socializar com um grupo maior de pessoas além da família, enfrentando regras e rotinas diferentes do ambiente doméstico, tornando a experiência escolar desafiadora. Ao entender que todos são capazes de aprender, independentemente de sua condição, o município de Altinho – PE vem viabilizando a oferta da educação em ambientes acolhedores com acessibilidade arquitetônica e pedagógica, garantindo profissionais capacitados para atuar com esses estudantes e eliminar barreiras atitudinais, físicas e adaptativas, com vistas a ações essenciais para uma educação de qualidade e equitativa. Este estudo utilizou abordagem qualitativa descritiva, conforme a metodologia de Santos (2020), por meio de entrevistas semiestruturadas com professores, gestores e famílias, além de observações em sala de aula. Nesse contexto, a Secretaria Municipal de Educação tem aumentado o número de profissionais especializados e promovido formação continuada para professores, profissionais de apoio escolar, equipes gestoras e coordenadores. Essas iniciativas têm contribuído significativamente para o desenvolvimento escolar e social dos estudantes, cujas necessidades educacionais individuais são respeitadas e atendidas. As habilidades aprendidas na escola são consolidadas em outros contextos sociais, melhorando a qualidade de vida dos estudantes e suas famílias. Lima (2018) reforça a importância dessas iniciativas, mostrando que um ambiente escolar inclusivo fomenta a autonomia e a participação ativa dos estudantes na sociedade. Além disso, o município tem investido em infraestrutura e tecnologia assistiva, tornando o ambiente escolar mais acessível e favorecendo o aprendizado. A integração de práticas pedagógicas inovadoras e a colaboração entre educadores e famílias têm sido fundamentais para o sucesso dessas iniciativas. Dessa forma, a educação inclusiva em Altinho exemplifica um modelo eficaz de inclusão e desenvolvimento educacional, demonstrando como políticas educacionais bem implementadas podem transformar vidas e promover a equidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14673_TB5419_30092024155413.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JANAÍNA DA SILVA MORAIS" "autor_nome_curto" => "JANAÍNA" "autor_email" => "inclusao.altinho21@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }