A TECNOLOGIA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS ADULTOS COM DEFICIÊNCIA NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112310 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4888 "inscrito_id" => 14807 "titulo" => "A TECNOLOGIA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS ADULTOS COM DEFICIÊNCIA NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL." "resumo" => "O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, seguindo para a sua fase de conclusão, realizado dentro do Programa de Mestrado Profissional de Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), da Universidade do Estado da Bahia. Apresenta como questão problema: como a utilização dos meios tecnológicos presentes na sala de recursos multifuncional podem ser utilizados como um instrumento facilitador no desenvolvimento educacional dos alunos com deficiência da EJA. Em busca de responder a questão, a pesquisa traz como objetivo geral: analisar a utilização dos meios tecnológicos presentes na sala de recurso multifuncional e suas potencialidades para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência presentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Como objetivos específicos: a) conhecer a importância da TA no processo de aprendizado de pessoas jovens e adultas com deficiência na EJA; b) identificar quais práticas eficazes contribui para um bom gerenciamento das salas multifuncional utilizando a tecnologia; c) classificar quais recursos tecnológicos presentes na sala de recursos pode auxiliar na potencialização do aprendizado dos alunos da Educação de Jovens e Adultos com deficiência. A partir dos objetivos proposto espera-se alcançar o objetivo desta pesquisa. O percurso metodológico de abordagem qualitativa com o método de estudo de caso. Como aporte teórico: Mantoan (2004), Mendonça (2020), Arroyo (2006),Ponte (2001).Resultados esperados, destacar a importância do uso dos recursos tecnológicos na sala de atendimento, como este recurso pode potencializar o ensino e aprendizado destes alunos. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva, TIC." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14807_TB4888_27102024210904.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE DE JESUS GUEDES" "autor_nome_curto" => "VIVIANE GUEDES" "autor_email" => "vi.guedes@live.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112310 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4888 "inscrito_id" => 14807 "titulo" => "A TECNOLOGIA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS ADULTOS COM DEFICIÊNCIA NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL." "resumo" => "O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, seguindo para a sua fase de conclusão, realizado dentro do Programa de Mestrado Profissional de Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), da Universidade do Estado da Bahia. Apresenta como questão problema: como a utilização dos meios tecnológicos presentes na sala de recursos multifuncional podem ser utilizados como um instrumento facilitador no desenvolvimento educacional dos alunos com deficiência da EJA. Em busca de responder a questão, a pesquisa traz como objetivo geral: analisar a utilização dos meios tecnológicos presentes na sala de recurso multifuncional e suas potencialidades para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência presentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Como objetivos específicos: a) conhecer a importância da TA no processo de aprendizado de pessoas jovens e adultas com deficiência na EJA; b) identificar quais práticas eficazes contribui para um bom gerenciamento das salas multifuncional utilizando a tecnologia; c) classificar quais recursos tecnológicos presentes na sala de recursos pode auxiliar na potencialização do aprendizado dos alunos da Educação de Jovens e Adultos com deficiência. A partir dos objetivos proposto espera-se alcançar o objetivo desta pesquisa. O percurso metodológico de abordagem qualitativa com o método de estudo de caso. Como aporte teórico: Mantoan (2004), Mendonça (2020), Arroyo (2006),Ponte (2001).Resultados esperados, destacar a importância do uso dos recursos tecnológicos na sala de atendimento, como este recurso pode potencializar o ensino e aprendizado destes alunos. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva, TIC." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14807_TB4888_27102024210904.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE DE JESUS GUEDES" "autor_nome_curto" => "VIVIANE GUEDES" "autor_email" => "vi.guedes@live.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }