A monitoria acadêmica é uma atividade complementar na qual os discentes-monitores desempenham atividades sob a orientação do professor-orientador com o objetivo de ampliar conhecimentos, vivenciar atividades relacionadas à docência e auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos discentes-monitorados. A Anatomia Humana é uma disciplina que estuda a constituição e o desenvolvimento do corpo humano, sendo ofertada nos primeiros semestres dos cursos da área da saúde. Diante da grande quantidade de conteúdos abordados nesta disciplina e sua extensa carga horária, o Programa de Monitoria mostra-se como um aliado importante na compreensão e consolidação dos conhecimentos, bem como na facilitação da correlação entre teoria e prática. O presente trabalho se trata de um relato de experiência da monitoria de Anatomia Humana desenvolvida na Universidade Estadual de Feira de Santana no período de abril de 2023 a abril de 2024. As atividades de monitoria incluíram reuniões periódicas com a professora-orientadora para planejamento e acompanhamento; auxílio durante as aulas; produção de material de apoio como resumos e roteiros de prática; elaboração e correção de listas de exercícios; desenvolvimento de um e-book e criação de uma página no Instagram, onde semanalmente postava-se conteúdos e um quiz de acordo com o cronograma da disciplina. Foi disponibilizado aos estudantes o contato com a monitora por meio de rede social (WhatsApp) e um horário semanal para encontro virtual no Google Meet, visando mediar a comunicação com a docente e sanar dúvidas o mais rápido possível. A diversificação de estratégias didático-pedagógicas e a utilização de ferramentas digitais auxiliou o processo de ensino-aprendizagem, tornando as atividades mais atrativas e interativas. Dessa forma, percebeu-se que os estudantes-monitorados se mostraram participativos e interessados na monitoria. A experiência também foi de grande importância para a discente-monitora, que pode aprofundar o estudo nessa área e se aproximar do cotidiano dos professores no contexto acadêmico.