ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111971 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4408 "inscrito_id" => 14172 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA" "resumo" => "A monitoria acadêmica é uma atividade complementar na qual os discentes-monitores desempenham atividades sob a orientação do professor-orientador com o objetivo de ampliar conhecimentos, vivenciar atividades relacionadas à docência e auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos discentes-monitorados. A Anatomia Humana é uma disciplina que estuda a constituição e o desenvolvimento do corpo humano, sendo ofertada nos primeiros semestres dos cursos da área da saúde. Diante da grande quantidade de conteúdos abordados nesta disciplina e sua extensa carga horária, o Programa de Monitoria mostra-se como um aliado importante na compreensão e consolidação dos conhecimentos, bem como na facilitação da correlação entre teoria e prática. O presente trabalho se trata de um relato de experiência da monitoria de Anatomia Humana desenvolvida na Universidade Estadual de Feira de Santana no período de abril de 2023 a abril de 2024. As atividades de monitoria incluíram reuniões periódicas com a professora-orientadora para planejamento e acompanhamento; auxílio durante as aulas; produção de material de apoio como resumos e roteiros de prática; elaboração e correção de listas de exercícios; desenvolvimento de um e-book e criação de uma página no Instagram, onde semanalmente postava-se conteúdos e um quiz de acordo com o cronograma da disciplina. Foi disponibilizado aos estudantes o contato com a monitora por meio de rede social (WhatsApp) e um horário semanal para encontro virtual no Google Meet, visando mediar a comunicação com a docente e sanar dúvidas o mais rápido possível. A diversificação de estratégias didático-pedagógicas e a utilização de ferramentas digitais auxiliou o processo de ensino-aprendizagem, tornando as atividades mais atrativas e interativas. Dessa forma, percebeu-se que os estudantes-monitorados se mostraram participativos e interessados na monitoria. A experiência também foi de grande importância para a discente-monitora, que pode aprofundar o estudo nessa área e se aproximar do cotidiano dos professores no contexto acadêmico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14172_TB4408_30092024221423.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA PEREIRA SARMENTO" "autor_nome_curto" => "TALITA" "autor_email" => "psarmentotalita@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111971 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4408 "inscrito_id" => 14172 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA" "resumo" => "A monitoria acadêmica é uma atividade complementar na qual os discentes-monitores desempenham atividades sob a orientação do professor-orientador com o objetivo de ampliar conhecimentos, vivenciar atividades relacionadas à docência e auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos discentes-monitorados. A Anatomia Humana é uma disciplina que estuda a constituição e o desenvolvimento do corpo humano, sendo ofertada nos primeiros semestres dos cursos da área da saúde. Diante da grande quantidade de conteúdos abordados nesta disciplina e sua extensa carga horária, o Programa de Monitoria mostra-se como um aliado importante na compreensão e consolidação dos conhecimentos, bem como na facilitação da correlação entre teoria e prática. O presente trabalho se trata de um relato de experiência da monitoria de Anatomia Humana desenvolvida na Universidade Estadual de Feira de Santana no período de abril de 2023 a abril de 2024. As atividades de monitoria incluíram reuniões periódicas com a professora-orientadora para planejamento e acompanhamento; auxílio durante as aulas; produção de material de apoio como resumos e roteiros de prática; elaboração e correção de listas de exercícios; desenvolvimento de um e-book e criação de uma página no Instagram, onde semanalmente postava-se conteúdos e um quiz de acordo com o cronograma da disciplina. Foi disponibilizado aos estudantes o contato com a monitora por meio de rede social (WhatsApp) e um horário semanal para encontro virtual no Google Meet, visando mediar a comunicação com a docente e sanar dúvidas o mais rápido possível. A diversificação de estratégias didático-pedagógicas e a utilização de ferramentas digitais auxiliou o processo de ensino-aprendizagem, tornando as atividades mais atrativas e interativas. Dessa forma, percebeu-se que os estudantes-monitorados se mostraram participativos e interessados na monitoria. A experiência também foi de grande importância para a discente-monitora, que pode aprofundar o estudo nessa área e se aproximar do cotidiano dos professores no contexto acadêmico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14172_TB4408_30092024221423.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA PEREIRA SARMENTO" "autor_nome_curto" => "TALITA" "autor_email" => "psarmentotalita@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }