A FORMAÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA DE PROFESSORES EM LIMOEIRO DO NORTE/CE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111433 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3605 "inscrito_id" => 11795 "titulo" => "A FORMAÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA DE PROFESSORES EM LIMOEIRO DO NORTE/CE" "resumo" => "A pesquisa trata da formação docente na amplitude de práticas sociais e políticas educacionais, que redundam no processo de construção de uma consciência coletiva docente. Uma formação associada ao trabalho, ao desenvolvimento profissional e à proletarização do magistério, como também às lutas desenvolvidas no sindicado de professores(as). A investigação objetiva compreender os elementos políticos, pedagógicos e práticas político-educativas que compõem a formação de professores(as) da Rede Municipal de Ensino de Limoeiro do Norte, enquanto sujeitos coletivos nas suas lutas em defesa do magistério. A partir de uma perspectiva metodológica calcada no materialismo histórico e dialético, realizamos uma pesquisa qualitativa, com análise de rico acervo documental/legal de âmbito nacional, estadual e municipal; observação participante das práticas sociais e políticas dos(as) professores(as) e entrevista semiestruturada com os(as) docentes da rede municipal de ensino. Recorremos às contribuições bibliográficas de: Enguita (1991), Mendes (2005), Gramsci (1995), Contreras (2002, 2012), Farias e Rocha (2016), Marx (2013), Lukács (1989, 2003), Freire (1996, 2000, 2013), Mészaros (2008), Goldman (1972, 1984), nas quais emergem as categorias: Consciência Coletiva, Trabalho Docente, Desenvolvimento Profissional e Proletarização Docente. Os achados revelam que a formação político-pedagógica de professores(as) de Limoeiro do Norte apresenta características associadas a uma perspectiva ampla de educação, vinculadas às práticas sociais, políticas e sindicais dos(as) docentes e à resistência à política educacional neoliberal, que incide sobre a formação e o trabalho docente. Identificamos que a consciência coletiva, gestada no meio docente, encontra-se em processo de construção, atrelada à consciência de classe e a uma ascendente politização, embora ainda apresentando lacunas quanto à criticidade e ao compromisso na transformação social. Os(as) docentes reconhecem sua proletarização, associada à alienação do trabalho na sociedade capitalista, não obstante a percepção de que necessitam ampliar sua visão sobre as estruturas que os oprimem e intensificar as lutas para consolidação da consciência coletiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11795_TB3605_08042024232452.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA VALÉRIA GALVÃO LIMA" "autor_nome_curto" => "Valéria Galvão" "autor_email" => "galvao.lima@aluno.uece.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111433 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3605 "inscrito_id" => 11795 "titulo" => "A FORMAÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA DE PROFESSORES EM LIMOEIRO DO NORTE/CE" "resumo" => "A pesquisa trata da formação docente na amplitude de práticas sociais e políticas educacionais, que redundam no processo de construção de uma consciência coletiva docente. Uma formação associada ao trabalho, ao desenvolvimento profissional e à proletarização do magistério, como também às lutas desenvolvidas no sindicado de professores(as). A investigação objetiva compreender os elementos políticos, pedagógicos e práticas político-educativas que compõem a formação de professores(as) da Rede Municipal de Ensino de Limoeiro do Norte, enquanto sujeitos coletivos nas suas lutas em defesa do magistério. A partir de uma perspectiva metodológica calcada no materialismo histórico e dialético, realizamos uma pesquisa qualitativa, com análise de rico acervo documental/legal de âmbito nacional, estadual e municipal; observação participante das práticas sociais e políticas dos(as) professores(as) e entrevista semiestruturada com os(as) docentes da rede municipal de ensino. Recorremos às contribuições bibliográficas de: Enguita (1991), Mendes (2005), Gramsci (1995), Contreras (2002, 2012), Farias e Rocha (2016), Marx (2013), Lukács (1989, 2003), Freire (1996, 2000, 2013), Mészaros (2008), Goldman (1972, 1984), nas quais emergem as categorias: Consciência Coletiva, Trabalho Docente, Desenvolvimento Profissional e Proletarização Docente. Os achados revelam que a formação político-pedagógica de professores(as) de Limoeiro do Norte apresenta características associadas a uma perspectiva ampla de educação, vinculadas às práticas sociais, políticas e sindicais dos(as) docentes e à resistência à política educacional neoliberal, que incide sobre a formação e o trabalho docente. Identificamos que a consciência coletiva, gestada no meio docente, encontra-se em processo de construção, atrelada à consciência de classe e a uma ascendente politização, embora ainda apresentando lacunas quanto à criticidade e ao compromisso na transformação social. Os(as) docentes reconhecem sua proletarização, associada à alienação do trabalho na sociedade capitalista, não obstante a percepção de que necessitam ampliar sua visão sobre as estruturas que os oprimem e intensificar as lutas para consolidação da consciência coletiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11795_TB3605_08042024232452.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA VALÉRIA GALVÃO LIMA" "autor_nome_curto" => "Valéria Galvão" "autor_email" => "galvao.lima@aluno.uece.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }