A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressalta a importância dos docentes incentivarem e promoverem na Educação Infantil a prática de hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência. Tendo em vista a formação integral da criança também proposta pela BNCC, buscou-se desenvolver uma sequência didática que envolvesse os diversos campos de experiências. O objetivo geral do presente estudo foi: Descrever a experiência vivenciada em um estágio em uma turma da Educação Infantil. E os objetivos específicos foram: Relatar as intervenções propostas pela estagiária visando desenvolver a prática da higiene pessoal; e refletir sobre a prática docente em turmas de pré-escola. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa, e foi realizada através de um estudo bibliográfico em conjunto com uma pesquisa de campo. Os resultados apontam que o lúdico auxilia muito na aprendizagem das crianças, aprender brincando é enriquecedor. E que após as intervenções as crianças demonstraram mais interesse em desenvolver o seu autocuidado, se preocupando em lavar as mãos após ir ao banheiro, lembrando de escovar os dentes antes de dormir, e tomar banho todos os dias. A experiência de lecionar a crianças tão pequenas reacende o amor pela docência e nos faz refletir sobre o quão é prazeroso ver a evolução das crianças e acompanhar sua aprendizagem. A profissão de docente é desafiadora, mas também é muito gratificante.