A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EMERGENTES NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110434 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2217 "inscrito_id" => 566 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EMERGENTES NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "As tecnologias digitais emergentes desempenham um papel fundamental na educação contemporânea, promovendo a transformação dos métodos tradicionais de ensino. Elas possibilitam a personalização da aprendizagem, oferecendo recursos interativos e acessíveis que se adaptam às necessidades individuais dos alunos. Com ferramentas como inteligência artificial, realidade virtual e aprendizado de máquina, as experiências de ensino tornam-se mais envolventes e eficazes, preparando os alunos para um mundo em constante evolução. Além disso, as tecnologias digitais ampliam o acesso à educação, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades. Em resumo, elas são catalisadoras da inovação pedagógica e essenciais para o progresso educacional. O objetivo deste estudo consiste em identificar como as tecnologias digitais emergentes alinhadas a aprendizagem significativa impactam o processo de aprendizagem dos alunos. Quanto à fundamentação teórica discorre-se as tecnologias digitais emergentes no contexto educativo, a contextualização e abordagem da teoria da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel e as transformações na educação contemporânea e seus desafios. Como metodologia adotou-se um estudo de caso baseado em uma análise de cunho quantitativo-qualitativo realizado através de um questionário, entrevistas semiestruturadas e observação, com 62 estudantes com idades entre 18 e 35 anos do Curso Técnico de Administração de uma instituição privada da região do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul/Brasil. Os resultados da pesquisa destacam que o uso isolado das tecnologias digitais emergentes promove um aumento no engajamento, questionamento e comprometimento dos alunos ao longo das atividades educacionais. No entanto, quando essas tecnologias são integradas de maneira alinhada à aprendizagem significativa, ocorre um fenômeno adicional: os alunos passam a sentir um maior senso de pertencimento não apenas às atividades, mas também ao grupo como um todo. Esse sentimento fortalece não apenas a conclusão bem-sucedida das tarefas, mas também as relações interpessoais na sala de aula, criando um ambiente mais colaborativo e favorável ao aprendizado. A integração eficaz das tecnologias digitais emergentes, portanto, proporciona benefícios substanciais tanto para o engajamento quanto para o desenvolvimento social dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID566_TB2217_26102024212651.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIANA RAQUEL SCHNEIDER GOTTSCHALCK" "autor_nome_curto" => "Diana Schneider" "autor_email" => "dianaschneider2016@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110434 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2217 "inscrito_id" => 566 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EMERGENTES NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "As tecnologias digitais emergentes desempenham um papel fundamental na educação contemporânea, promovendo a transformação dos métodos tradicionais de ensino. Elas possibilitam a personalização da aprendizagem, oferecendo recursos interativos e acessíveis que se adaptam às necessidades individuais dos alunos. Com ferramentas como inteligência artificial, realidade virtual e aprendizado de máquina, as experiências de ensino tornam-se mais envolventes e eficazes, preparando os alunos para um mundo em constante evolução. Além disso, as tecnologias digitais ampliam o acesso à educação, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades. Em resumo, elas são catalisadoras da inovação pedagógica e essenciais para o progresso educacional. O objetivo deste estudo consiste em identificar como as tecnologias digitais emergentes alinhadas a aprendizagem significativa impactam o processo de aprendizagem dos alunos. Quanto à fundamentação teórica discorre-se as tecnologias digitais emergentes no contexto educativo, a contextualização e abordagem da teoria da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel e as transformações na educação contemporânea e seus desafios. Como metodologia adotou-se um estudo de caso baseado em uma análise de cunho quantitativo-qualitativo realizado através de um questionário, entrevistas semiestruturadas e observação, com 62 estudantes com idades entre 18 e 35 anos do Curso Técnico de Administração de uma instituição privada da região do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul/Brasil. Os resultados da pesquisa destacam que o uso isolado das tecnologias digitais emergentes promove um aumento no engajamento, questionamento e comprometimento dos alunos ao longo das atividades educacionais. No entanto, quando essas tecnologias são integradas de maneira alinhada à aprendizagem significativa, ocorre um fenômeno adicional: os alunos passam a sentir um maior senso de pertencimento não apenas às atividades, mas também ao grupo como um todo. Esse sentimento fortalece não apenas a conclusão bem-sucedida das tarefas, mas também as relações interpessoais na sala de aula, criando um ambiente mais colaborativo e favorável ao aprendizado. A integração eficaz das tecnologias digitais emergentes, portanto, proporciona benefícios substanciais tanto para o engajamento quanto para o desenvolvimento social dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID566_TB2217_26102024212651.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIANA RAQUEL SCHNEIDER GOTTSCHALCK" "autor_nome_curto" => "Diana Schneider" "autor_email" => "dianaschneider2016@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }