As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) são um aparato de ferramentas e meios tecnológicos que visam a propagação de informações no mundo digital, tendo como alguns exemplos, softwares especialistas (ESs), aplicativos e computadores. Tais ferramentas podem ser utilizadas em diversos espaços, a exemplo da sala de aula. O ensino de biologia enfrenta desafios por ser considerada uma área complexa por suas utilizar jargões e falta de contextualização do aluno com a realidade. Diante desse cenário, o docente possui um papel crucial no processo de ensino-aprendizagem, bem como utilizar e adaptar metodologias compatíveis com os objetivos de suas aulas. Diante do exposto, o presente trabalho objetiva uma realizar uma revisão exploratória sobre a implementação das TDCIs no ensino de biologia. No tocante aos objetivos específicos pretende-se analisar os benefícios e desafios de sua utilização, bem investigar as estratégias adotadas pelos docentes. A revisão exploratória foi a metodologia adotada, na qual foram consultadas as bases de dados Google Scholar, SciElo, ERIC e Scopus através das palavras chaves: TDCIs, ensino de ciências, ensino de biologia, tecnologias digitais e aprendizagem ativa. Os resultados demonstram a adesão docente dos TDCIs em suas aulas como ferramenta didática integradora e consequentemente estímulo do ensino-aprendizagem. Alguns desafios foram identificados em relação a implementação referentes a infra estrutura e formação docente. Diante do exposto, é possível inferir que a aderência que a utilização de TDICs possibilitam que a comunidade discente tenha um papel mais ativo em sala de aula, oportunizando uma melhor fixação conteudista. Espera-se que o presente trabalho contribua para dar visibilidade ao uso de TDICs e seu potencial no processo de ensino e aprendizagem de Biologia.