A formação de professores vem sendo um desafio para a contemporaneidade, pois trata-se de um aperfeiçoamento contínuo da prática profissional docente, com preocupações centradas na qualidade do serviço educacional prestado à comunidade escolar. O presente artigo propõe apresentar uma reflexão acerca das políticas públicas para a formação continuada dos professores cearenses com foco na etapa dos anos finais. Para tanto, usará o relato de experiência acerca da estruturação e organização das formações continuadas do Eixo dos Anos Finais do Ensino Fundamental, do Programa Aprendizagem na Idade Certa (MAIS PAIC), ofertado aos professores da rede pública municipal do Ceará. Nesse sentido, buscou-se trazer reflexões acerca dos conceitos de políticas públicas educacionais, de formação continuada e de currículo. Trata-se de uma pesquisa descritiva que procurou analisar quais os princípios norteadores para a construção dos módulos formativos, as possibilidades, as desvantagens e as consequências dessa política na educação pública. A concepção e a implementação de políticas públicas para professores lida com a incorporação de influências diversas, que podem ser também opostas, conduzindo a resultados tanto de caráter intencional como não intencionais, mas que consegue constituir-se um processo de formação essencial para melhoria da aprendizagem dos alunos e, consequentemente, dos resultados educacionais. Como considerações preliminares, as formações do Eixo dos Anos Finais proporcionam aos professores subsídios metodológicos de ensino por área (Língua Portuguesa, Matemática e Ciências), seleção de materiais contextualizados e adequados ao nível dos alunos, mais interação e melhor organização das aulas.