A educação de nível superior, conforme estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), visa promover o desenvolvimento do pensamento científico e reflexivo, estimulando a participação ativa dos estudantes na pesquisa científica. Nesse sentido, a aplicação de práticas de investigação científica torna-se fundamental para que os estudantes se tornem agentes ativos na construção do conhecimento. Este estudo relata uma experiência bem-sucedida na implementação dessas práticas com estudantes do terceiro período da graduação em Farmácia de uma instituição de ensino superior na região metropolitana do Recife/PE. Inicialmente, foi realizado um levantamento dos interesses individuais, adaptando as atividades de pesquisa às áreas da graduação. Em seguida, foram conduzidas discussões sobre métodos de pesquisa, análise de dados e redação científica, visando que os estudantes realizassem suas investigações de forma autônoma-orientada. Adicionalmente, os resultados das pesquisas foram compartilhados em formato de pôsteres em um espaço aberto ao público na universidade. Esta foi a primeira experiência desses discentes com apresentações nessa modalidade e interações abertas com outros profissionais e estudantes. Foi constatado que essas discussões estimularam uma análise sobre a importância do avanço do conhecimento e de novas pesquisas para a sociedade, incluindo uma compreensão mais profunda dos conteúdos e procedimentos metodológicos. Essas atividades permitiram, além do aprimoramento de diversas competências pelos acadêmicos, a possibilidade do engajamento ativo na comunidade científica nos primeiros períodos da graduação.