O presente estudo investiga a relação entre a formação inicial e a prática docente de professoras da educação infantil no município de Indaial/SC, buscando compreender como a formação recebida na graduação influencia suas práticas pedagógicas em sala de aula. Autores como Freire (2001), Nóvoa (2002) e Imbernón (2010) enfatizam que a formação continuada dos professores deve trazer reflexões para a sua prática pedagógica, assim como avanços em seu aspecto profissional. A pesquisa, de natureza qualitativa e delineamento pesquisa-ação, foi realizada com sete professoras da rede municipal de ensino. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas semiestruturadas, analisadas pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que a formação inicial contribuiu para a construção da identidade profissional docente das participantes. No entanto, evidenciou-se a necessidade de fortalecer a formação prática, preparando-as para a realidade da sala de aula. Ainda foi possível constatar a importância de programas de formação continuada que considerem os contextos sociais, culturais e econômicos dos alunos e demais profissionais da educação. Tais programas podem fomentar a construção colaborativa do conhecimento e a reflexão crítica sobre a prática docente.